A Polícia Militar Ambiental cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra atividades ilegais de pesca e caça na manhã desta segunda-feira (03) em Santa Rosa de Viterbo, Itápolis, Ibitinga, Dourados, Descalvado e Altinópolis Altinópolis, Descalvado, nas regiões de São Carlos e Ribeirão Preto. Após denúncias de iniciativas ilegais e predatórias, a operação foi deflagrada com a participação do Ministério Público Estadual.
Um suspeito foi preso em Descalvado com revólver e a numeração estava raspada, sob os rigores da Lei o crime é inafiançável. Outro indiciado foi flagrado com 15 quilos de peixes dentro de um armário, e um barco e motor náutico também foram apreendidos na casa dele.
A Polícia Militar Ambiental apreendeu ainda peças de carnes de animais silvestres, como cervos e capivaras, equipamentos proibidos para pesca como tarrafas e redes. Também foram apreendidas gaiolas com aves nativas presas ilegalmente em gaiolas. Dez suspeitos foram detidos e depois de prestarem depoimentos, liberados. Eles foram indiciados por crime ambiental e deverão pagar multas.
A pesca no rios estaduais está proibida até 28 de fevereiro, quando termina a piracema.