Por: Adalberto Luque
A Polícia Militar está contando com um sistema de Inteligência Artificial (IA) para agilizar os atendimentos das chamadas telefônicas feitas para o número 190. Segundo a Corporação, a ferramenta tem representado um salto significativo no aprimoramento do atendimento às chamadas de emergência, especialmente em casos de perturbação do sossego, que costumam liderar as estatísticas de ocorrências.
O sistema de IA, batizado como “Mike”, tem ajudado no fluxo operacional do Centro de Operações da PM (Copom). As chamadas são atendidas de forma mais rápidas e aumenta a eficiência às demandas da população.
Quando uma chamada se queixando de perturbação do sossego é recebida, o atendente encaminha a ligação para o “Mike”. O sistema automatizado registra a ocorrência de forma precisa e encaminha diretamente ao setor de despacho, fazendo com que os atendentes possam se dedicar às situações de extrema urgência.
O “Mike” possui a capacidade de atender até 200 chamadas simultaneamente, desafogando o serviço e garantindo que cada demanda seja registrada e processada de forma ágil. Segundo a Corporação, essa inovação não apenas otimiza o fluxo de trabalho no COPOM, mas também reforça o compromisso da PMESP com a segurança pública, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente aos cidadãos.