A prefeitura e a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), por intermédio de convênio com o governo de São Paulo, entregaram doze novas motocicletas para a fiscalização do trânsito e operações viárias no município.
Ao todo, foram cedidas seis motocicletas para o 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior (51º BPMI) e seis unidades ao 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (3º BPMI), no âmbito do convênio firmado entre a prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. O prefeito Duarte Nogueira Júnior e o superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira Junior, representaram o município.
O Estado foi representado no ato da entrega dos veículos pelo o comandante do Comando de Policiamento do Interior Três (CPI-3), coronel Carlos Alberto Machado, o tenente-coronel Wagner Aparecido Baratto, comandante do 51º Batalhão da Polícia Militar, e pelo tenente-coronel José Wilson da Silva, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar.
O investimento total foi de R$ 687,6 mil. As doze motos do tipo “big trail” com motorização de 800 cilindradas irão reforçar o regime de fiscalização e controle de tráfego e trânsito do município. Além disso, estes veículos servirão como um novo um apoio para contribuir na redução dos acidentes de trânsito e diminuir os números de mortes.
Para o superintendente da Transerp, este trabalho integrado tem sido de ampla importância para Ribeirão Preto. “Este convênio em prol da segurança viária tem gerado bons resultados com a redução das fatalidades no trânsito, a exemplo do comparativo do ano passado em relação à 2018, quando houve uma diminuição de 30% nos óbitos nas vias sob responsabilidade do município”, acrescenta.
O comandante do CPI-3 disse que essas motocicletas irão agregar tanto na mobilidade dos policiais em atendimento contra a criminalidade, quanto na atuação no trânsito preservando vidas. “É mais uma conquista desta parceria que é muito bem-vinda. Toda a sua equipe [prefeito] e toda a comunidade tem aquecido as necessidades de segurança da nossa cidade e tem trabalhado para equipar e melhorar as condições de trabalho dos nossos policiais militares”, salienta.
União pela segurança viária
O convênio da Transerp com a Polícia Militar foi firmado em 18 de novembro de 2016, pelo período de cinco anos, para que a Polícia Militar continue realizando as atividades de fiscalização e operação de trânsito para o Município, em conjunto com os agentes civis de trânsito da Transerp.
Nesta atual gestão (2017- 2020), já houve a entrega por intermédio do convênio, de uma picape Toyota Hilux CS DSL 4×4 para o 51º BPMI, seis motocicletas para o mesmo batalhão e outras seis motos para o 3º BPMI, capacetes e botas para motociclistas dos dois batalhões, além da contínua manutenção das 23 motocicletas de propriedade da Transerp cedidas aos dois batalhões, bem como, da picape Ranger também de propriedade da empresa cedida ao 3º BPMI.