O terceiro, envolvido no latrocínio do frentista Vail Julião, segue foragido
Policiais militares recapturaram dois dos três menores resgatados da Fundação Casa de Ribeirão na tarde desta terça-feira (2). Eles fugiram na noite desta segunda-feira (1º), pelos fundos da edificação, onde são abrigados os jovens infratores, localizado na zona Sudoeste de Ribeirão Preto.
O primeiro localizado, após a fuga, foi o adolescente, 17, que estava acolhido por envolvimento com tráfico de drogas.
Os policiais fizeram revista domiciliar onde mora a mãe dele, que indicou que o filho poderia estar homiziado na casa de um irmão, no bairro Adelino Simioni, zona Norte da cidade.
O menor foi detido no local e entregue na DIJU (Delegacia da Infância e Juventude).
O segundo apreendido, 16, foi levado para a Central de Flagrantes.
Ele estava recolhido por roubo qualificado, e foi encontrado no final da tarde por policiais militares no bairro Jardim Salgado Filho, zona Norte do município.
O terceiro menor foragido,17, é acusado de participação no latrocínio do frentista Vail Julião, 60, em abril passado e ainda não foi recapturado.
O resgate
Dois criminosos armados usaram uma escada para dar fuga aos menores. No descritivo do boletim de ocorrência, foi informado que os bandidos escalaram o alambrado pelos fundos do complexo cercado por um canavial, onde acessaram o muro e escaparam.
A execução do resgate dos três adolescentes da Casa Ouro Verde foi possível com uso de escada, uma corda e um alicate.
Os agentes da Fundação Casa não portam armas e deles foram roubados uma blusa e um rádio comunicador.
Não há câmeras de segurança no raio interno.
A Casa Ouro Verde, de onde fugiram, tem 83 vagas disponíveis.
O complexo na zona rural é composto por quatro centros (Casa Ribeirão Preto, Casa Ouro Verde, Casa Rio Pardo e Casa Cândido Portinari) e faculta 409 vagas no total.
A Fundação Casa divulgou nota para imprensa, informando que uma sindicância foi instaurada pela Corregedoria Geral da instituição para apurar a fuga dos três adolescentes.
A nota esclareceu que “a Polícia Militar foi acionada e faz buscas na região. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar o resgate. O centro socioeducativo tem capacidade para atender 83 jovens e, antes de acontecer o resgate, atendia 78 internos”.
A Fundação Casa também informou que o Ouro Verde conta com o número necessário de servidores para aplicar a medida socioeducativa. E está em andamento um estudo para instalação de câmeras de monitoramento em seus centros.