A Polícia Militar solicitou ao Ministério Público Estadual (MPE) que proíba a Independente, torcida organizada do São Paulo Futebol Clube, de entrar uniformizada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, nesta Copa São Paulo de Futebol Júnior. O pedido foi feito após a confusão provocada por integrantes da organizada na partida entre São Paulo e Cruzeiro do Distrito Federal, na noite de quarta-feira, 3 de janeiro.
Os 150 torcedores de facções distintas da organizada quase entraram em confronto no entorno do estádio, depois de combinar uma briga pelas redes sociais. Quarenta e cinco que estavam em um ônibus de Campinas foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) para prestar depoimento e o veículo foi apedrejado por integrantes da Independente da capital.
Todos os 150 foram identificados e liberados no final da noite, depois que um boletim de ocorrência foi registrado. Com eles a PM encontrou barras de ferro, pedaços de pau, socos-ingleses, rojões e até bolas de sinuca que seriam usados no combate. Segundo o tenente Francisco Wohnrath, havia torcedores de Guará, São José do Rio Preto, Araraquara, Campinas, Limeira, Franca e outras cidades do interior.
“Depois desse episódio lamentável de quarta-feira, o Ministério Público já foi oficiado para que as torcidas organizadas não tenham acesso ao interior do estádio com camisetas que as identifiquem. Além disso, fizemos um relatório encaminhado à Federação Paulista de Futebol (FPF) para que a torcida e até o clube possam ser punidos futuramente”, diz o tenente da Polícia Militar, Marco Aurélio Pariz.
“Algumas concessões da PM não serão mais feitas, como acesso a bandeiras e instrumentos musicais no interior do estádio. Como não haverá mais a identificação desses torcedores, nós também faremos o veto de acesso desses objetos nos próximos jogos”, emenda. Por causa da ameaça de confronto de anteontem, a corporação reforçará o efetivo dentro e fora do Santa Cruz para as próximas duas rodadas do Grupo 10 da Copa São Paulo, que acontecerão neste sábado (6) e na terça-feira, 9 de janeiro, quando haverá um confronto entre tricolores – Botafogo e São Paulo.
Não há informações sobre novos confrontos agendados pela rede social. Os torcedores do interior estavam concentrados em uma praça nas imediações do Estádio Santa Cruz, entre a avenida Leão XIII e a rua Otto Benz.
Segundo a PM, o objetivo era confrontar os integrantes da torcida Independente da capital. O motivo da desavença seria a cobrança de mensalidade por parte da organizada de São Paulo.
Os membros do interior defendem a separação das torcidas. Ao receber a denúncia, os policiais seguiram com suas viaturas até a praça e avenida Costábile Romano – alguns torcedores da Independente da capital já estavam no Santa Cruz, e depois foram escoltados pela PM até a saída da cidade. Ao avistar a PM, alguns torcedores jogaram as “armas” nas casas da avenida. Ninguém ficou preso.