Por: Adriana Cristofoli e Adalberto Luque
Um policial militar aposentado morreu, na manhã desta segunda-feira (12), no Centro de Ribeirão Preto. Ele foi vítima de um assalto na Rua Tibiriçá, bem em frente à Praça das Bandeiras, quase esquina com Rua Américo Brasiliense.
Darie Alves Tremura, de 63 anos, e seu enteado, Rafael Bernardes Faria, de 36 anos, recolheram um malote de dinheiro de um ponto de recarga de cartões do transporte coletivo urbano da cidade e já retornavam a suas motos quando um homem de macacão verde chegou armado.
Câmeras de segurança registraram a intensa troca de tiros. Além do homem de verde, pelo menos mais dois outros homens teriam disparado contra as vítimas. Faria teria reagido e sacado sua arma. O homem de verde atirou contra o Faria e, imediatamente em seguida, atirou várias vezes contra o Tremura, que já estava sentado na moto.
O PM aposentado cai e o homem de verde foge, após roubar sua arma de fogo. Não foi confirmado se os assaltantes conseguiram levar o malote com o dinheiro. Um dos assaltantes parece ter sido ferido, mas corre em direção à Rua São Sebastião.
O homem de macacão verde e outro homem sobem em uma moto e fogem pela Rua Américo Brasiliense. Testemunhas disseram que outros três homens também podem ter participado do assalto ao posto de recarga, mas a Polícia Civil não confirmou essa informação.
Viaturas chegaram, rapidamente ao local, pois há um posto da Polícia Militar a um quarteirão de distância. O policial ferido foi socorrido em estado gravíssimo. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas – Unidade de Emergência, mas não resistiu aos ferimentos.
O filho do PM também foi socorrido com um tiro na panturrilha. Ele estava consciente e pedia para que socorressem seu pai primeiro. Seu estado de saúde não foi informado. A Polícia Técnico-Científica esteve no local e realizou o trabalho de perícia. Cerca de 20 cartuchos disparados foram encontrados no local.
O consórcio PróUrbano, responsável pelo transporte coletivo da cidade, informou em nota que seis homens teriam tentado assaltar o posto de atendimento na Rua Tibiriçá e lamentou a morte do PM aposentado. “O Consórcio PróUrbano lamenta com profunda tristeza a morte de um segurança, enquanto aguarda a recuperação de um segurança hospitalizado e a punição dos responsáveis com o rigor da lei”.
O caso foi registrado como latrocínio pela Polícia Civil. Ainda não há informações sobre os suspeitos, mas os investigadores estão em buscas de imagens de câmeras de segurança. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 181 ou 190.