O coronel Robson Douglas de Souza é o novo comandante do 3º Comando de Policiamento do Interior (CPI-3). Ele assumiu o cargo nesta segunda-feira, 12 de abril, em substituição ao também coronel Carlos Alberto Machado. De acordo com a Polícia Militar, Souza ingressou na corporação em 19 de setembro de 1986 e, posteriormente, realizou o curso preparatório de formação de oficiais.
Em 1992, foi declarado aspirante à oficial e promovido ao posto de coronel PM em 28 de abril de 2018. O 3º Comando de Policiamento do Interior (CPI- 3) tem sete batalhões territoriais, sediados nas zonas Sul e Norte de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. A área de cobertura abrange 93 municípios e 39 distritos no total.
A população é estimada em 3,83 milhões de pessoas. São quatro mil policiais militares que, diariamente, levam mil viaturas às ruas em toda a região. Já o 11º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) é comandado pelo major PM Artur Henrique Loffler.
Conta com cinco grupos de canil distribuídos nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos e Sertãozinho, somando 49 cães. Em dezembro de 2019, quando foi inaugurado, contava comn um grupo de policiamento montado com 18 cavalos.
O efetivo era de 268 policiais, 30 grandes viaturas (SUV), 60 fuzis de alto combate e 260 pistolas automáticas para auxiliar os profissionais da segurança pública no combate ao crime na cidade e região. É subordinado ao CPI-3 e também atende 93 cidades.
Se permanecer no comando até agosto, o coronel Robson Douglas de Souza deverá cortar a fita de inauguração do novo prédio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) em Ribeirão Preto. O equipamento está sendo construído no mesmo local, no 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (3º BPMI).
Fica na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi nº 1.538, no Jardim Independência, na Zona Norte. A obra tem custo estimado de R$ 19,9 milhões e tem prazo de conclusão de 24 meses (dois anos, começou em agosto de 2019). O Copom passará a atender as 93 cidades da área de atuação do CPI-3.
O crescimento é de 86% em relação ao número atual, de 50 municípios – serão 43 a mais. A central será responsável pelo atendimento via telefones 190 (Polícia Militar), 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros). Atualmente, são cerca de 2,4 milhões de habitantes na área de atuação, mas esse número deve saltar para 3,2 milhões.