Tribuna Ribeirão
Cultura

Plateia virtual da Feira do Livro

A abertura oficial da 20ª Feira Internacional do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (FIL) aconteceu na última sexta-feira (20) e neste sába­do (21) os eventos começa­ram. Como no ano passado, a Feira desse ano será nova­mente no ambiente virtual, em função da pandemia do coronavírus (covid-19). Uma das alternativas de tentar aproximar parte do público com os palestrantes e convi­dados será a Plateia Virtual.

Nesta Plateia Virtual, por meio da plataforma Zoom, os inscritos, além de aparecerem em um telão atrás do pales­trante, serão os únicos que terão oportunidades de fazer perguntas aos palestrantes e de ganhar o certificado de participação. Para se inscrever o interessado tem de acessar a página da FIL (www.funda­caodolivroeleiturarp.com).

A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos cultu­rais do país: com 20 anos de his­tória e 19 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. Neste ano, a FIL con­tará com 60 atividades, durante 10 dias, com um total de 110 horas de programação. Alguns nomes já estão confirmados, entre eles, Mia Couto, Ignácio de Loyola Brandão, Renan In­quérito, Milton Hatoum, Sérgio Vaz, Mel Duarte, Jessé Andari­lho, Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, entre outros.

Totalmente gratuito, o evento literário será acessível, com interpretação em Libras em toda a sua programação, além de legendas nas ativida­des internacionais cujos par­ticipantes não falam a Língua Portuguesa.

O tema escolhido para nortear toda a agenda da 20ª FIL é “Velhas e Novas Uto­pias”. “Nossa proposta é tra­zer discussões e participações que irão enriquecer e demo­cratizar o acesso ao livro e à literatura. E esta edição será completamente digital, que­brando qualquer barreira fí­sica, mas com a interação do público”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Lei­tura de Ribeirão Preto, Dulce Neves. A expectativa da enti­dade é alcançar um público de cerca de 20 mil pessoas de, em média, 18 países.

Como em todas as edi­ções, a FIL elenca nomes da literatura para homenagear durante o evento. Nesta 20ª edição, Mia Couto é escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homena­geada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a profes­sora homenageada (local) é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Se­míramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton San­tos, o autor educação e Edgar Morin também recebe uma homenagem especial.

Postagens relacionadas

Fundação do Livro e Leitura reforça Campanha de Doação de Livros

Redação 1

Domingo tem ‘Festival Ojo Aiku’ no Orunmilá

Redação 1

Um passeio de Baden pelo jazz

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com