A abertura oficial da 20ª Feira Internacional do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (FIL) aconteceu na última sexta-feira (20) e neste sábado (21) os eventos começaram. Como no ano passado, a Feira desse ano será novamente no ambiente virtual, em função da pandemia do coronavírus (covid-19). Uma das alternativas de tentar aproximar parte do público com os palestrantes e convidados será a Plateia Virtual.
Nesta Plateia Virtual, por meio da plataforma Zoom, os inscritos, além de aparecerem em um telão atrás do palestrante, serão os únicos que terão oportunidades de fazer perguntas aos palestrantes e de ganhar o certificado de participação. Para se inscrever o interessado tem de acessar a página da FIL (www.fundacaodolivroeleiturarp.com).
A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 20 anos de história e 19 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. Neste ano, a FIL contará com 60 atividades, durante 10 dias, com um total de 110 horas de programação. Alguns nomes já estão confirmados, entre eles, Mia Couto, Ignácio de Loyola Brandão, Renan Inquérito, Milton Hatoum, Sérgio Vaz, Mel Duarte, Jessé Andarilho, Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, entre outros.
Totalmente gratuito, o evento literário será acessível, com interpretação em Libras em toda a sua programação, além de legendas nas atividades internacionais cujos participantes não falam a Língua Portuguesa.
O tema escolhido para nortear toda a agenda da 20ª FIL é “Velhas e Novas Utopias”. “Nossa proposta é trazer discussões e participações que irão enriquecer e democratizar o acesso ao livro e à literatura. E esta edição será completamente digital, quebrando qualquer barreira física, mas com a interação do público”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves. A expectativa da entidade é alcançar um público de cerca de 20 mil pessoas de, em média, 18 países.
Como em todas as edições, a FIL elenca nomes da literatura para homenagear durante o evento. Nesta 20ª edição, Mia Couto é escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homenageada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local) é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Semíramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton Santos, o autor educação e Edgar Morin também recebe uma homenagem especial.