Tribuna Ribeirão
Política

Planos de saúde – Protesto tenta pressionar STJ

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Um grupo de pessoas de Ribeirão Preto vai realizar nesta quarta-feira, 27 de abril, na Es­planada do Theatro Pedro II, no Centro Histórico, um protesto contra a possibilidade de redu­ção pelos planos de saúde dos tratamentos e procedimentos. A manifestação será às 14 horas.

Nesta quarta-feira, o Supe­rior Tribunal de Justiça (STJ) deve retomar o julgamento que vai definir se a lista de pro­cedimentos e tratamentos pu­blicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), chamada de rol, deve ser inter­pretada como parâmetro má­ximo de cobertura.

A decisão pode alterar o en­tendimento histórico dos tribu­nais do país, que há mais de 20 anos são predominantemente favoráveis a uma interpretação mais ampla e consideram a lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar como referência mínima ou exemplificativa.

Na prática, a mudança no caráter da lista daria às ope­radoras de planos de saúde o direito de negar aos pacientes tratamentos que ainda não façam parte da lista da ANS, mesmo que tenham sido pres­critos por médicos e possuam comprovada eficácia.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acompanha este debate há anos, e sustenta em memoriais envia­dos aos ministros do STJ que o Código de Defesa do Consu­midor, a Lei de Planos de Saú­de e a lei de criação da ANS são uníssonos e complementares na classificação do rol como uma referência básica.

A Lei de Planos de Saúde afirma expressamente que to­dos os tratamentos das doenças incluídas na Classificação Inter­nacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS) são de cobertura obri­gatória pelas operadoras. Ri­beirão Preto fechou o ano pas­sado com 313.650 usuários de planos de assistência médica.

A quantidade de pessoas com cobertura de planos de saú­de na cidade representa 43,6% da população ribeirão-pretana, de 720.116 habitantes. Já o nú­mero de clientes de convênios odontológicos ficou em 150.269. Estes ribeirão-pretanos repre­sentam 20,9% dos moradores.

Postagens relacionadas

Para Duda Hidalgo, Conselho de Ética abusa do poder

William Teodoro

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

Redação 2

Prefeito sanciona a ‘lei do consignado’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com