O governador João Doria (PSDB) anunciou, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta quarta-feira, 3 de fevereiro, a suspensão do fechamento de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais aos fins de semana nas onze regiões classificadas na fase laranja do Plano São Paulo.
A medida não altera as regras na região do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, rebaixada na sexta-feira, 29 de janeiro, da fase laranja para a vermelha, na qual apenas os serviços essenciais podem funcionar. As novas regras seguem até domingo (7).
Na sexta-feira, dia 5, o governo anunciará a reclassificação das regiões do Plano São Paulo e as medidas passarão a valer na segunda-feira (8). Hoje, todas estão nas fases laranja e vermelha, as de maiores restrições. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a reclassificação será “muito positiva” para algumas regiões, especialmente a Grande São Paulo, a Baixada Santista e a de Barretos
Na fase vermelha podem abrir apenas estabelecimentos que prestam serviços essenciais como supermercados, padarias, açougues, farmácias, drogarias, bancos (seguindo as regras de distanciamento e higienização), oficinas mecânicas, pet shops e feiras livres.
Também podem atender hoteis, bancas de jornal, lojas de material de construção, postos de combustíveis, serviços de limpeza, segurança, transporte (ônibus, táxis e aplicativos), abastecimento, salões de beleza e academias de ginástica – leis municipais consideram essas duas atividades essenciais.
Nesta fase, a abertura de bares e restaurantes não é permitida. Estes estabelecimentos podem atender em sistema de “delivery” (entrega em domicílio), “drive thru” (o cliente pega o produto sem descer do carro” e “take out” (pegue e leve) estão liberados.
Já o comércio tradicional de rua e dos quatro shopping centers de Ribeirão Preto – RibeirãoShopping, Shopping Santa Úrsula, Shopping Iguatemi e Novo Shopping – também terão de fechar as portas, mas podem atender em sistema de delivery” e “drive thru”. Nestes casos, o “take out” não é permitido. Para as praças de alimentação valem as mesmas regras de bares e restaurantes.
A venda de bebida alcoólica é proibida das 20 horas às seis da manhã do dia seguinte, mesmo nos sistemas “delivery” de “drive thru”. Ou seja, as lojas de conveniência só poderão entregar esse tipo de produto durante o dia. O consumo nestes locais também está vetado.
Poupatempo e Detran.SP também não terão atendimento presencial. Desde sábado (30), bares, restaurantes, cinemas, teatros e outras atividades culturais, convenções, parques estaduais e municipais , shopping centers e galerias e comércio e prestação de serviços tiveram de suspender o atendimento presencial.
Na fase laranja, entre segunda e sexta-feira, o funcionamento continua restrito entre as seis e 20 horas. De acordo com Doria, a decisão foi tomada pelo Centro de Contingência do Coronavírus após uma queda de 11% nas internações por covid-19 nos leitos públicos e privados.