Em reunião no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribeirão Preto, na tarde de terça-feira, 9 de maio, representantes das entidades do comércio e da prestação de serviços definiram, em conjunto com os dirigentes municipais, as normas que serão adotadas para a obra do corredor de ônibus do quadrilátero central.
Ficou acertado que as obras vão levar em conta as datas importantes para o comércio, além de outras definições para que não interfiram nas vendas também nos dias comuns, conforme já havia sido anunciado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) durante a assinatura da ordem de serviço, no dia 4 de maio.
Além do tucano, participaram da reunião representantes da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciários) e Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Fast-Foods de Ribeirão Preto e Região.
Também enviaram representantes a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Alta Mogiana (Abrasel), Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), Instituto Ribeirão 2030 e a DGB Engenharia, empresa responsável pela obra.
A prefeitura foi representada pelos secretários municipais Alessandro Hirata (da Casa Civil), Pedro Luiz Pegoraro (Obras Públicas) e por Marcello Galli, da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp). A licitação da faixa exclusiva do quadrilátero central foi vencida pela DGB Engenharia e Construções Ltda.
A construtora apresentou proposta de R$ 20.774.887,51. A empresa tem um ano para concluir a obra, mas esse prazo pode não ser respeitado por causa das características da região Central, com diversos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços de unidades residenciais.
Centro
O corredor de ônibus do quadrilátero central terá quatro quilômetros e serão implantados nas avenidas Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves e nas ruas Florêncio de Abreu, Lafaiete, Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas.
Na Jerônimo Gonçalves, o corredor começará na Francisco Junqueira e seguirá até o Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig, perto da Câmara. Na avenida Francisco Junqueira, o corredor terá início na altura da rua Barão do Amazonas e seguirá até a Jerônimo Gonçalves. Já as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas, receberão corredores entre a Jerônimo Gonçalves e a avenida Independência.
Por fim, as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, paralelas entre si, terão corredores de ônibus entre a Francisco Junqueira e a avenida Nove de Julho, que também ganhará corredores de ônibus, mas como será totalmente restaurada, a licitação para as obras na histórica avenida será feita separadamente.
Como ficou
O cronograma prevê flexibilização das obras nos dias que antecedem datas sazonais do comércio, como o Dia das Mães, segunda data mais importante do comércio, celebrada neste domingo, 14 de maio, o segundo Natal do varejo. Também haverá tolerância no feriado de Corpus Christi (8 de junho), Dia dos Namorados (12 de junho) e Dia dos Pais (13 de agosto).
Outras datas contempladas são o Dia da Independência (7 de setembro), Dia das Crianças (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Black Friday (24 de novembro) e Natal (24 de dezembro). As medidas também serão adotadas às vésperas das datas sazonais, como nos dois sábados que antecedem as celebrações.
Em dezembro, a flexibilização deve abranger a quinta-feira, dia 21, e todas as sextas-feiras, sábados e domingos até dia 23. Mesmo nos dias comuns, as obras serão feitas trecho a trecho, de modo que apenas um ponto seja interditado por vez. Com isso, o motorista que passar ali só terá de fazer uma volta no quarteirão.
Também será levado em conta a acessibilidade dos pedestres, com a opção de rampas ou passagens, quando necessário, para manter o acesso às lojas em frente ao trecho em obras. Todas as rotas alternativas serão divulgadas com antecedência, assim como o avanço das obras, trecho a trecho.
Ribeirão Mobilidade
O Programa Ribeirão Mobilidade abrange 30 grandes obras de intervenção viária para melhorar o trânsito e o transporte público em toda a cidade. São onze corredores de ônibus (56 quilômetros), beneficiando 3,5 milhões de usuários por mês – número de viagens e não de passageiros –, além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias. Também inclui asfalto novo em 1.623 ruas, travessas e avenidas por toda a cidade, beneficiando 120 bairros com 650 quilômetros. O investimento supera R$ 500 milhões.