Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Plano de Mobilidade de RP é sancionado

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) sancionou nesta terça­-feira, 4 de julho, a Lei do Plano Municipal de Mobilidade Ur­bana (número 3.187/2023), que integra o Plano Diretor do Mu­nicípio e será um instrumento de planejamento e de gestão da Política Municipal de Mobilida­de Urbana de Ribeirão Preto.

Para construção do Plan­Mob/RP 2022 foram realiza­das 17 audiências técnicas e outras cinco audiências públi­cas com participação efetiva da sociedade civil organizada e da população em geral. A lei insti­tuiu o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

Terá a função de acom­panhar o cumprimento das metas e objetivos do Plano de Mobilidade Urbana, além de fomentar uma instância per­manente de debate buscando atingir seus objetivos com efi­ciência, rapidez e, se possível, de maneira menos custosa.

O Conselho da Mobilidade Urbana será formado pela so­ciedade civil, por meio das di­versas associações e pessoas que a representam, bem como pelo corpo técnico municipal. A lei complementar também cria o Fundo de Mobilidade Urbana.

Terá como fonte de recursos 10% dos valores provenientes da atividade de fiscalização de obras. Segundo o prefeito Du­arte Nogueira, a sociedade au­xiliou na produção do melhor plano de mobilidade possível, com olhar nas principais de­mandas internacionais.

“O mundo todo escolheu eixos que são fundamentais: mobilidade para pessoas, trans­porte público coletivo de qua­lidade, mobilidade ambiental­mente responsável, mobilidade Inteligente, eficiência logística, mobilidade metropolitana e o PlanMob está pautado nesses eixos”, afirmou.

De acordo com o vice-pre­feito e secretário de Planejamen­to e Desenvolvimento Urbano, Daniel Gobbi, o PlanMob é uma carta de intenções para reduzir a violência no trânsito. “O nosso plano de mobilidade coloca as pessoas em primeiro lugar par­tindo da ideia de que nenhuma morte no trânsito deveria ser aceitável”, reforçou.

São objetivos do PlanMob ruas acessíveis e seguras, cidade ciclável, uso racional do auto­móvel, confiabilidade, conforto e conveniência do transporte público coletivo, modicidade tarifária do transporte público coletivo e baixo impacto am­biental dos sistemas de trans­porte urbano.

Ainda prevê monitoramento da mobilidade urbana, trans­porte de cargas em harmonia com as atividades urbanas e a inclusão de usuários regionais aos sistemas de transporte lo­cal. Criado em junho de 2021, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto, o departamento de Mobilidade Urbana possui uma função crucial para a inter­locução de diferentes pastas.

Dialoga com a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Secretarias de Meio Ambiente e Inovação e Desenvolvimento e outros setores, com o obje­tivo de planejar e desenvolver soluções inovadoras e eficien­tes que visem mais agilidade, segurança, sustentabilidade e economia nos deslocamentos de bens e de pessoas.

Seguindo diretrizes do go­verno federal, cidades com mais de 250 mil habitantes ti­nham até abril de 2022 para a elaboração dos seus Planos de Mobilidade Urbana (PMU). A medida consta da lei número 14.000/2020. A revisão e a atu­alização do Plano Diretor ocor­reram após quase 23 anos de vigência da legislação anterior.

Em 27 de abril de 2018, Duarte Nogueira sancionou a revisão aprovada pela Câmara de Vereadores e encaminhou o cronograma de trabalho para que as legislações complemen­tares e planos setoriais de regu­lamentação fossem concluídos até abril de 2019.

Porém, isso não foi possível. Antes, a última revisão do Pla­no Diretor havia sido feita 20 anos atrás, em 2003, com base em projeto original de 1995. O objetivo da prefeitura era cum­prir todas as etapas para im­plantação das matérias até abril de 2019, o que não ocorreu.

A situação das onze leis complementares
– Leis em discussão
Plano de Saneamento Básico
Plano Municipal de Educação

– Projetos em apreciação na Câmara
Código Municipal do Meio Ambiente
Código de Posturas Municipais

– Leis aprovadas e sancionadas
Plano de Mobilidade Urbana
Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo
Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)
Plano Municipal de Turismo
Código Sanitário
Código de Obras

Postagens relacionadas

O futuro dos resíduos sólidos

Redação 10

Câmara vota hoje projeto que tornam punições a servidores mais rigorosas

Redação 1

Ofícios tentam manter verba de Santas Casas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com