Se as expectativas se confirmarem, os Pixel 3 e 3 XL já estão à caminho. A Google deve fazer o lançamento oficial somente no dia 4 de outubro, mas depois de tanto vazamentos, é bem possível já ser ter uma boa ideia do que será este aparelho. Embora a maioria das informações date deste mês, desde maio já há informações sobre o smartphone. Para você que não acompanhou todas as novidades recentes sobre o Pixel 3, aqui vai um resumo de tudo o que já não é mais novidade sobre o dispositivo.
31 de maio – Suspeita do Notch e Câmera frontal dupla
O primeiro rumor surge com a Bloomberg. O site conversou com pessoas próximas ao projeto que informaram que o Pixel 3 teria o notch, popularizado pela Apple. Ainda, havia o rumor de que a tela chegaria em OLED e o aparelho seria fabricado pela Foxconn, a mesma fabricante que faz os iPhones.
Ainda, as conversas convergiam para o rumor de que o aparelho viria com um conjunto duplo de câmeras frontais.
11 de junho – Carregamento sem fio
Segundo levantamento do XDA Developers, os códigos do Android P traziam a a menção a “dreamliner”, que seria uma suposta tecnologia da Google para carregamento de bateria sem fio.
16 de junho – Android Pie (até então chamado apenas de P)
Aqui surge o primeiro rumor de que o Pixel 3 teria o novo sistema operacional da Google, o Android 9 Pie. Este, claro, era o rumor mais assertivo. Contudo, esta informação veio com algumas outras pelo perfil @UniverseIce, do Twitter, que ainda disse que o fone de ouvido poderia ser sem fio — o que não se confirmou em futuros unboxings do dispositivo.
25 de julho – Câmera única traseira
A primeira informação de câmera veio por conta do design da capinha do Pixel 3. O acessório vem com uma proteção na parte superior que indica que o dispositivo deve vir com notch . Outra curiosidade já descoberta com esta capinha é que o dispositivo teria apenas uma câmera na parte de trás.
Ambas informações foram reforçadas em rumores seguintes do aparelho.
30 de julho – Cor branca e carregamento sem fio
Dois dias depois das primeira informações, um novo vazamento surge do XDA Developers. O site apresentou uma versão na cor branca na parte traseira, com o mesmo notch revelado antes.
Esta versão também confirma a câmera única na parte de trás e sugere que o dispositivo chegaria com 4GB de RAM e HD com 64 GB. Outra revelação aqui foi o conjunto duplo de alto-falantes, tanto no notch quanto abaixo da tela.
Por fim, este vazamento reforçou também o possível carregador sem fio, o qual não apareceu em nenhum outro rumor. Segundo o 9to5 Google, este aparelho se chamaria Pixel Stand e teria um formato semelhante a um sanduíche de vidro.
6 de Agosto – Data de lançamento
Informação do canal This Is Tech Today de que o aparelho seria lançado em 4 de outubro.
8 de Agosto – Tela de 6,2 polegadas e primeiras imagens
No início deste mês, um youtuber ucraniano chamado Ivana Luckova disse ter colocado as mãos no aparelho e começou a divulgar imagens do Pixel 3 XL em seu grupo no Telegram. Posteriormente, descobriu-se que mercado negro no país já tinha o aparelhoe, por isso, Luckova conseguiu uma unidade, reforçando ainda mais as informações divulgadas por ele.
Nas fotos do unboxing, ele revela que o Pixel 3 XL chega com tela de 6,2 polegadas, traz um processador da Qualcomm octa core ( 4 núcleos com 1,77 GHz e outros 4 com 2,80 GHz), com 4GB de RAM e uma GPU Adreno 630.
A tela, além disso, tem display com resolução 1440 e 2960 e densidade 494 PPI.
Junto disso, ele revelou também o que seria o conteúdo da caixa. Destaque para o fato de que o Pixel não tem entrada P2 (3,5 mm), sendo que o fone de ouvido oficial chega com saída USB-C, compartilhando a entrada com o carregador. Para isso, no pacote há um adaptador para fones, que transforma USB-C em P2 (3,5 mm).
O sistema operacional, claro, já seria o Android 9 Pie.
10 de agosto – Vídeo de unboxing e câmeras
Dois dias após as imagens, o youtuber divulgou o vídeo completo. Aqui, há a confirmação do conjunto de duas câmeras frontais e especificações. O aparelho chegaria com um a câmera de 12,2 MP na parte de trás e um conjunto duplo na frente, ambas com 8,1 MP. Em relação a armazenamento interno, o modelo apresentado tem 64GB (em concordância com rumores anteriores).
O vídeo revela a bateria de 3.430 mAh.
22 de agosto – Novo unboxing, processador e qualidade de foto
Nessa data, um site russo fez um unboxing parecido com o de Luckova, confirmando todas as informações passadas pelo ucraniano. Ademais, ele mostrou confirmou o processador: SoC Qualcomm Snapdragon 845.
Nesse mesmo dia, um usuário russo chamado Khorosshev postou em sua conta do Instagram um conjunto de fotos, supostamente tiradas com o aparelho. Como havia esta notícia de que o dispositivo tinha caído nas mãos do mercado negro da região, é bem possível que as imagens sejam verdadeiras.
O conjunto de fotos mostra que, mesmo com a Google apostando em apenas uma câmera na parte de trás, o aparelho é capaz de realizar imagens bastante satisfatórias, embora todos os ambientes tenham bastante luz.
Possível especificação (até agora):
- Tela OLED de 6,2 polegadas (Pixel 3 XL) e 5,4 (Pixel 3);
- Resolução 1440 x 2960 e densidade 494 PPI;
- CPU: Octa Core (4 núcleos com 1,77 GHz e outros 4 com 2,80 GHz), SoC QualcommSnapdragon 845;
- GPU: Adreno 630;
- Câmeras: duplas na frente, com 8,1 MP e 12,2 MP na parte de trás;
- Bateria: 3.430 mAh;
- 4GB de RAM;
- 64GB de armazenamento interno;
- Conjunto duplo de alto-falantes;
- Fone de ouvido com fio e saída USB-C, com adaptador para P2 (3,5mm).
- Android 9 Pie
A expectativa é de que a Google lance oficialmente o gadget e confirme as informações em 4 de outubro.
Fonte: Canaltech