Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Pix por aproximação começará em fevereiro de 2025 

Nova modalidade dará praticidade em pagamentos recorrentes (Marcello Casal Jr./Ag.Br. )

A partir de fevereiro de 2025, os correntistas poderão fazer o Pix por aproximação, anunciou nesta quinta-feira, 4 de julho, o Banco Central (BC). A autoridade monetária e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram novas regras para ampliar o open finance, compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, e permitir a modalidade. 
 
Por meio do Pix por aproximação, o correntista poderá fazer a transferência instantânea sem sair do ambiente de compras online e ir para o aplicativo do banco. A funcionalidade, no entanto, exige a inclusão de novos tipos de instituições financeiras no open finance e estabelecer uma governança definitiva para o compartilhamento de dados entre elas. 
 
No fim de julho, o Banco Central publicará normas mais detalhadas sobre o tema, que trarão instruções para as instituições financeiras e definirão a responsabilidade delas na nova ferramenta. Os testes começarão em novembro, com o lançamento do serviço para a população em fevereiro do próximo ano. 
 
Em 31 de julho terá início a regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação. Em 14 de novembro começam os testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade e, em 28 de fevereiro de 2025, haverá o ançamento do produto para a população. 
 
As novas regras do open finance têm como objetivo diminuir etapas nos pagamentos online. Para isso, será necessário oferecer o Pix nas carteiras digitais, instituições financeiras onde o cliente deposita dinheiro para fazer pagamentos online. Pelas novas normas, as instituições financeiras com mais de 5 milhões de clientes, individuais ou em conglomerados, serão obrigadas a aderir ao open finance. 
 
Segundo o BC, a mudança ampliará, de 75% para 95%, a base de clientes que podem optar por compartilhar seus dados entre as instituições. O cliente com carteiras digitais deverá se cadastrar em uma instituição inscrita no open finance e liberar as funções de Pix nas carteiras digitais. 
 

Postagens relacionadas

Grupo Esse ganha concessão de limpeza pública de Franca

William Teodoro

LIDE Ribeirão Preto recebe Michel Temer

Redação

Venezuela aprova anexação de território

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com