O município de Pitangueiras, cidade de 40 mil habitantes na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, conta agora com vigilância por câmeras. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, inaugurou a Central de Videomonitoramento, instalada na sede da pasta.
A central funciona 24 horas por dia e conta com 138 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade e também no distrito de Ibitiúva. Os equipamentos contam com a tecnologia de leitura de placas de veículos, aliada à identificação em casos de acidentes e crimes.
Os agentes de segurança responsáveis pelo monitoramento acompanham em tempo real as imagens reproduzidas pelas câmeras. Elas são projetadas em quatro televisores de 50 polegadas e os comandos são feitos por meio de três computadores.
Ao identificarem situações de anormalidade, os agentes acionam uma viatura, que imediatamente se desloca até o local da possível ocorrência. Na semana passada, por exemplo, um homem foi detido após as câmeras flagrarem ele furtando fios de cobre do sistema de ar-condicionado da rodoviária de Pitangueiras.
O comandante da Guarda Patrimonial e responsável pela Central de Videomonitoramento, Luís Antônio Correa, destaca que toda movimentação suspeita é averiguada imediatamente. “Ficamos atentos a todas as imagens. Se ocorrer algo fora da normalidade, uma viatura é acionada na hora para conferir”, explica.
O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Capitão Sandro Moreti Lima, explica que o objetivo do sistema é inibir crimes e aumentar a sensação de segurança da população. “Com uma cidade vigiada 24 horas por dia, a tendência é que muitos crimes deixem de ser praticados, pois a chance de flagrante é maior. As pessoas também se sentem mais seguras, pois sabem que tudo está sendo vigiado em tempo real”, afirma.
O prefeito Marquinho Soriano (Cidadania) destaca que a prioridade é reduzir índices de criminalidade e deixar a população mais segura. “O monitoramento deixa as pessoas mais tranquilas na cidade, pois sabem que a ação dos agentes de segurança será rápida se ocorrer alguma situação adversa”, diz.
“Ficamos muito satisfeitos com esse trabalho que será cada vez mais ampliado, com instalação de novas câmeras e dispositivos”, afirma. A prefeitura de Pitangueiras também já está trabalhando para firmar convênio com o Detecta, sistema de monitoramento inteligente do governo do Estado de São Paulo. Reúne banco de dados de informações e, por meio de câmeras, faz reconhecimento de veículos.