A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) interditou na tarde desta terça-feira, 21 de agosto, a ponte que liga as ruas Alagoas, nos Campos Elíseos, à Castro Alves, na Vila Tibério, por causa das obras de substituição das galerias de esgoto que ocorrem no córrego da avenida Fábio Barreto.
Uma faixa da avenida Fábio Barreto, que até ontem só era liberada à noite – das 17 horas às seis da manhã do dia seguinte –, agora permanecerá aberta ao tráfego de veículos. Assim, quem pretende trafegar pelas avenidas Jerônimo Gonçalves e Doutor Francisco Junqueira e vem da Via Norte, da rua Silveira Martins ou da rua Alagoas deve contornar a rotatória Amim Calil e usar a pista da Fábio Barreto ou alguma das rotas alternativas já indicadas pela Transerp.
Os agentes civis de trânsito estão no local diariamente, das sete horas às 8h30. Com a mudança de ontem e a interdição da ponte, a rota alternativa da rua Rodrigues Alves não pode mais ser usada. Veículos e ônibus deve seguir até a rotatória. A interdição é necessária para a substituição dos interceptores de esgoto no ribeirão Preto. Estão sendo substituídos os tubos da avenida Fábio Barreto e depois será a vez da Jerônimo Gonçalves na pista sentido Vila Virgínia até a rua Guatapará. A previsão é que as obras em toda esta extensão das avenidas terminem em cinco meses – o prazo estabelecido em contrato, entretanto, é de sete meses de duração, o que significa que até 2019 os motoristas devem ficar atentos.
No total, as intervenções do Departamento de Água e Esgotos (Daerp) irão substituir 1,6 quilômetros de interceptores de 800 milímetros para mil milímetros, ou seja, um metro de diâmetro, com o objetivo de ampliar a vazão e evitar sobrecarga futura e possíveis extravasamentos. O custo das obras é de R$ 4,32 milhões e beneficiará uma população de 93.850 habitantes, dos bairros Vila Tibério, Vila Virgínia, Jardim Jamaica, Vila Afonso XVI, Jardim D’elboux e adjacências.
Mudança na Fábio Barreto
Sentido avenidas Dom Pedro I e Costa e Silva para a região Central – Os condutores poderão utilizar a avenida Marechal Costa e Silva e realizar o retorno antes da rotatória Amin Calil, seguir pela rua Silveira Martins, entrar à direita na rua Capitão Salomão e seguir até avenida da Saudade, virando à direita até a região Central.
Sentido avenidas Dom Pedro I e Costa e Silva para a avenida Jerônimo Gonçalves – Os condutores que seguem pela avenida Costa e Silva poderão entrar na Via Francisco Maggioni, entrar à esquerda na rua Barão de Cotegipe e novamente à esquerda na rua Martinico Prado.
Sentido Via Norte para região Central e avenida Jerônimo Gonçalves – Os condutores que vêm da Via Norte