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Política

Pista do Leite Lopes – Aeroporto recebe obras a partir desta sexta-feira

As máquinas começam a chegar ao Aeroporto Estadu­al Doutor Leite Lopes, em Ri­beirão Preto, para o início das obras de remodelação da pista. Os trabalhos vão começar efeti­vamente nesta sexta-feira, 28 de setembro, e serão realizados en­tre a 0h30 e as 4h45 para não in­terferir nas operações e na escala de voos – neste horário não há movimento da aviação comer­cial ou executiva.

As informações são do De­partamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) – autarquia vinculada à Secretaria de Logís­tica e Transportes e administra­dora do Leite Lopes. Segundo nota enviada ao Tribuna, as obras contemplam a implantação de área de giro nas cabeceiras 18 e 36 (turnround), instalação de acosta­mento nas pistas de taxiamento de aeronaves e reforço na pista de táxi para acesso ao pátio.

Na segunda-feira (24) come­çou a movimentação de máquinas e a preparação para as obras, e na sexta-feira efetivamente começam os serviços, de acordo com o No­tam (Informação aos Navegantes) emitido aos usuários. A empresa responsável pela intervenção é a Talude Construções, de Barueri, vencedora do certame em 13 de agosto ao apresentar o valor de R$ 3,945 milhões, desconto de R$ 255 mil e 6% abaixo do estimado em edital, de R$ 4,2 milhões. O prazo para execução das intervenções é de oito meses – 240 dias –a partir da emissão da ordem de serviço, assinada no dia 18.

O objetivo da intervenção é proporcionar mais segurança e flexibilidade às operações, faci­litando as manobras dos aviões. Criada em 1967, a Talude realiza obras de terraplenagem, infra­estrutura, pavimentação e edifi­cações industriais, e já atuou no Rodoanel Mário Covas (SP-021), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e em unidades do Sesc em São Paulo.

Segundo o Daesp já informou, os projetos das principais inter­venções devem ser finalizados até novembro e as obras principais, custeadas pela União, estão pre­vistas para começar no ano que vem. A expectativa é de que o aeroporto fique pronto em 2021. O Estado vai investir, no total, R$ 8,8 milhões referentes à con­trapartida na parceria com a Se­cretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, pro­jeto que totaliza R$ 88 milhões em investimentos, sobretudo no terminal de passageiros.

Em movimento de passa­geiros, o Leite Lopes é o quarto maior aeroporto de São Paulo, somente atrás dos de Guaru­lhos, Congonhas e Viracopos. O aeroporto de Ribeirão Preto foi habilitado para o transporte aéreo de carga internacional em 2002 e essa autorização está em vigência. Já o terminal de cargas construído pela Terminais Adu­aneiros do Brasil (Tead Brasil) atende a todos os requisitos exi­gidos pela Receita Federal, Polí­cia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assim, segundo o Daesp, o Leite Lopes estará apto a receber aviões cargueiros internacionais assim que a obra de ampliação e modernização estiver concluída, mas não haverá voos internacio­nais de passageiros. O pacote de obras contempla a ampliação e re­forma do terminal de passageiros, que passará de quatro mil m² para 12 mil m², da seção contra incên­dio, de 600 m² para 930 m², reca­peamento dos sistemas de pistas de pouso e decolagem, ampliação em 30 mil m² do pátio de aerona­ves e implantação de “turnarou­nd” (área de giro de aeronaves) nas cabeceiras.

Inaugurado em 1939, atual­mente o Leite Lopes opera voos da aviação geral (executiva) e re­gulares de empresas aéreas como Latam, Passaredo e Azul, que operam aeronaves como o Air­bus A320, E195, E 190, ATR 72.

Segundo dados do Daesp, o movimento no Leite Lopes re­gistrou alta em sete meses deste ano, em comparação com o mes­mo período de 2017. Os dados mostram que passaram pelo terminal 513.253 passageiros até 31 de julho. No septimestre do ano passado foram 485.164. O aumento é de 5,8%, com mais 28.089 passageiros – a média de embarque e desembarque é de 73.321 pessoas por mês e de 2.421 por dia, 100 por hora.

No mesmo período de 2017, a mensal era de 69.309 e a diária, de 2.288 – ou 95 por hora. Os nú­meros colocam o Leite Lopes no primeiro lugar do ranking de movimentação entre os 20 aero­portos administrados pelo Da­esp, sendo o quarto mais impor­tante do estado, superado apenas pelos de Guarulhos (Cumbica), São Paulo (Congonhas) e Campi­nas (Viracopos).

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