A Pininfarina Shangai, estúdio chinês da empresa italiana, projetou um caminhão elétrico dotado de direção inteligente para a DeepWay, uma subsidiária do Baidu, conhecido como o Google da China. Chamado de DeepWay Xingtu, o veículo conta com 11 câmeras a bordo, um detector infravermelho, radar de ondas milimétricas e um sensor LiDAR (para escanear o ambiente).
Além dessas tecnologias, o caminhão elétrico projetado pela Pininfarina deve oferecer 300 km de autonomia. O projeto “representa um marco significativo para ambas as empresas”, nas palavras de Simone Tassi, gerente geral da Pininfarina Shanghai.
O vice-presidente e gerente geral de tecnologia de direção autônoma do Baidu, Yunpeng Wang, disse que, para alcançar o sucesso comercial, “a direção autônoma deve usar tecnologia avançada que crie novos produtos que ofereçam a melhor experiência possível”. Para termos uma ideia nesse sentido, os recursos que o caminhão elétrico Xingtu apresenta são capazes de detecção com um alcance de mais de 1 km.
Quatro focos principais do caminhão
Para Matteo Piguzzi, chefe de design da Pininfarina Shanghai, os caminhões pesados estão evoluindo rapidamente, onde novas tecnologias permitem que veículos inteligentes e conectados ajudem com segurança no trabalho diário. A primeira geração do caminhão elétrico oferece quatro focos principais: inteligência, desempenho, design e espaço.
O DeepWay Xingtu está equipado com o Highway Intelligence System (HIS) baseado na tecnologia de direção autônoma do Baidu. Juntamente com as câmaras, o detector infravermelho, o radar de ondas milimétricas e o sensor LiDAR, o HIS é configurado com algoritmos avançados voltados para uma condução autônoma completa. Um décimo de segundo passa da detecção para uma determinada execução.
Rápida recarga
Testes de simulação com o China Automobile Research Institute mostraram um coeficiente de resistência ao vento de 0,35 – o que reduz o consumo geral de energia. Com uma carga de 49 toneladas, a bateria de 450 kWh do Xingtu garante autonomia de até 300 km e pode ser recarregada em apenas uma hora. A DeepWay também desenvolveu uma solução de troca rápida de bateria: em seis minutos o caminhão pode receber um novo pacote totalmente carregado.
Já quanto ao seu design, o caminhão elétrico projetado pela Pininfarina oferece redução de resistência ao vento. Algo que segue um DNA aerodinâmico da empresa italiana, além das linhas elegantes.
A DeepWay e a Pininfarina deram grande atenção ao espaço interior do veículo, criando uma cabine inteligente, que é uma espécie de segunda “casa” para caminhoneiros de longa distância. Um conceito de espaços separados foi adotado para a condução, trabalho e lazer do motorista. Há na cabine do caminhão assistente de voz inteligente, sistema de infoentretenimento com ecrã tátil e bancos e camas com bastante conforto.
Não está claro se ou quando o Xingtu entrará na produção convencional. Porém, a subsidiária do Baidu planeja continuar os trabalhos em P&D e fabricar caminhões com tecnologia autônoma e trens de força eletrificados.
Via Olhardigital