Uma das promessas do automobilismo brasileiro, Pietro Fittipaldi sofreu um grave acidente nesta sexta-feira durante o treino das Seis Horas de Le Mans, no tradicional Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Em ascensão no automobilismo mundial, o neto de Emerson faria sua estreia no Mundial de Endurance (WEC) neste fim de semana.
De acordo com o pai de Pietro, Gugu Cruz, o piloto de 21 anos sofreu uma fratura exposta na perna esquerda. “Ainda não sabemos nada sobre a gravidade e o tempo de recuperação”, afirmou Cruz. “Estava em Frankfurt, onde o Enzo vai correr neste fim de semana e acabei de pegar quatro horas de estrada para chegar aqui”, afirmou, ao se referir ao irmão de Pietro, Enzo, de 16 anos.
Segundo o pai do piloto, Pietro passou por cirurgia no Centre Hospitalier de la Citadelle, na cidade belga de Liège, para onde foi transportado via helicóptero logo após o grave acidente.
O neto do bicampeão de Fórmula 1 acertou a proteção de pneus em alta velocidade quando perdeu o controle do seu carro, da equipe DragonSpeed, na curva Eau Rouge, uma das mais famosas da F-1, onde os carros superam com facilidade os 300 km/h.
Para Gugu Cruz, a forte batida teve como causa uma pane elétrica no carro. “Se você ver o vídeo do acidente, dá para perceber isso claramente, porque as luzes acendem e apagam enquanto ele percorre a curva”, declarou o pai do piloto. A equipe ainda não se manifestou sobre as causas do acidente.
O piloto foi extraído do carro com consciência e não corre risco de morte, segundo a organização do Mundial de Endurance. Como a cirurgia ainda está em andamento, não há maiores informações sobre o atual estado de saúde do piloto.