Tribuna Ribeirão
Economia

PIB paulista cresce 1,7% em 2021

ROGÉRIO CASSIMIRO/MTUR

A Fundação Sistema Es­tadual de Análise de Dados (Seade) confirmou nesta quarta-feira, 2 de junho, o crescimento da economia paulista no primeiro trimes­tre de 2021 e informa que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo cres­ceu 1,7% no trimestre encer­rado em março, já desconta­dos os efeitos sazonais.

A alta é 0,5 ponto percen­tual superior ao crescimento do PIB nacional – a soma dos bens e serviços produ­zidos no Brasil – no mesmo período, de 1,2%, segundo dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, di­vulgados na terça-feira, 1º de junho, pelo Instituto Brasilei­ro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em valores correntes, o PIB chegou a R$ 2,048 tri­lhões. Com a alta de 1,2% no primeiro trimestre, embora ainda esteja 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcança­do no primeiro trimestre de 2014, o PIB nacional retor­nou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia.

No Estado de São Pau­lo, na comparação com o mesmo período de 2020, houve aumento de 5,9%, en­quanto no acumulado dos quatro trimestres em rela­ção aos quatro trimestres anteriores, o crescimento foi de 1,5%. Já em relação ao desempenho dos setores no acumulado dos últimos quatro trimestres, os ser­viços cresceram 2,7%, a in­dústria expandiu 0,5% e a agropecuária recuou 1,4%.

Para o secretário da Fa­zenda e Planejamento, Hen­rique Meirelles, o resultado do PIB paulista é mais um sinal da força da economia de São Paulo, que se expandiu mesmo em meio à segunda onda da pandemia. “O Esta­do cresceu 6% desde 2019, enquanto o Brasil volta para onde estava. São Paulo mos­tra que é possível fazer mais”, diz Meirelles.

Entre os meses de feve­reiro e março, a economia paulista recuou 0,5% com evolução positiva nos seto­res da agropecuária (23,1%) e indústria (0,4%) e decrés­cimo de -0,1% nos serviços. Na comparação com igual mês do ano anterior, o PIB apresentou acréscimo de 9,0% com aumento na in­dústria (16,3%), nos servi­ços (7,6%) e na agropecuá­ria (1,4%).

Projeções 2021
Com base no desempe­nho da atividade econômica no início do ano, houve uma revisão para cima das proje­ções para o PIB paulista em 2021, que agora situam-se entre 4,7% e 7,6%, com mé­dia de 6,0%. As projeções para a economia brasileira não sofreram alterações, com mínima de 3,6%, máxima de 3,9% e média de 3,8%.

Postagens relacionadas

Preço médio do etanol sobe na semana em 15 Estados, diz ANP

Redação 1

Mercado imobiliário tem baixa nos lançamentos e alta nas vendas no 3º trimestre

Redação 2

Volkswagen suspende produção até março por falta de componentes

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com