Tribuna Ribeirão
Polícia

PGR quer que denúncia contra Geddel fique no STF

A procuradora-geral da Repú­blica, Raquel Dodge, enviou aos ministros que compõem a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) um memorial em que defende que a denúncia contra o ex-minis­tro Geddel Vieira Lima, seu irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), e outras quatro pessoas no caso em que foram encontrados R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador (BA) continue trami­tando na Corte.

“O caso em análise envolve a prática de crimes por parlamentar detentor de foro por prerrogativa no STF, relacionados à função pública e no exercício do mandado parlamen­tar. Portanto, é uma situação que se enquadra nos limites decididos na Questão de Ordem na Ação Pe­nal 937, subsistindo a competên­cia desta Corte para o recebimento da denúncia e processamento da respectiva ação penal”, destacou a procuradora-geral.

A fala de Raquel refere-se ao julgamento da semana passada, quando, por 7 a 4, a Corte decidiu reduzir o alcance do foro privile­giado, no caso de deputados fede­rais e senadores, para crimes co­metidos no exercício do mandato e em função do cargo, conforme o entendimento defendido pelo mi­nistro Luís Roberto Barroso. Lúcio Vieira Lima é deputado desde fe­vereiro de 2011.

No documento, Raquel reitera ainda pedido de recebimento inte­gral da acusação contra os irmãos, a mãe dos políticos, Marluce Vieira Lima, o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho e os ex­-secretários parlamentares Job Ri­beiro Brandão e Gustavo Pedreira do Couto Ferraz.

A denúncia contra os seis foi apresentada em dezembro de 2017. Eles são acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhões. O posicionamento da Procuradoria-Geral da Repúbli­ca (PGR) foi enviado aos ministros nesta segunda-feira, 7, véspera da análise do recebimento da denún­cia pela Segunda Turma. Os advo­gados dos acusados tentam impe­dir o recebimento da denúncia.

Postagens relacionadas

Carteiro sofre acidente grave e perde parte da perna em Matão

Redação 1

Visitas em presídios voltam a ser virtuais no Estado de São Paulo

William Teodoro

Acidentes com óbitos aumentam 21,2%

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com