Tribuna Ribeirão
Geral

PGR pede prorrogação de inquérito sobre senadores

A procuradora-geral da Repú­blica, Raquel Dodge, pediu a prorro­gação por 60 dias de um inquérito que investiga os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Romero Jucá (MDB-RR) e Eunício Oliveira (MDB­-CE) e os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Lúcio Vieira Lima (MDB­-BA). O processo foi instaurado com base na delação da Odebrecht.

O inquérito apura suspeitas de que executivos da Odebrecht nego­ciaram com os parlamentares van­tagens indevidas em troca da elabo­ração, aprovação e promulgação de três medidas provisórias
Em sua manifestação, Raquel Dodge destaca que o ministro Ed­son Fachin autorizou à Polícia Fe­deral acesso amplo ao sistema de comunicação (“Drousys”) e de con­tabilidade paralela (“MyWebDay”) da empreiteira. No dia 14 de abril, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Fachin atendeu ao pedido da PF, considerado vital por delegados da corporação para o desfecho das investigações.

“Tal medida possibilitará pro­dução de informações policiais e relatórios sobre os fatos investi­gados, podendo-se agregar no­vos elementos”, observou Raquel Dodge, em despacho assinado na última segunda-feira, 7.

A procuradora-geral destacou que ainda há diligências pendentes, como a realização do depoimento do executivo Carlos Parente.

Levantamento feito pelo Es­tadão nos autos dos 80 inquéritos que tramitam atualmente no STF derivados da “lista de Fachin” apon­ta que, em pelo menos 32 casos, há manifestações formais de ao menos sete delegados que declaram ser in­dispensável uma perícia técnica nos sistemas da Odebrecht para a con­clusão das investigações.

Procurada pela reportagem, a Odebrecht reiterou que “está cola­borando com a Justiça no Brasil e nos países em que atua”.

A empreiteira informou que “assinou acordo de leniência com as autoridades do Brasil, Estados Unidos, Suíça, República Dominica­na, Equador, Panamá e Guatemala”, “implantou um sistema para preve­nir, detectar e punir desvios ou cri­mes” e “adotou modelo de gestão que valoriza não só a produtividade e a eficiência, mas também a ética, a integridade e a transparência”

Postagens relacionadas

‘Cidade da Criança’ em escombros

William Teodoro

O sertanejo de Simões e Santana

Redação 1

Transerp: mais uma mudança no trânsito

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com