Tribuna Ribeirão
Geral

PGR denuncia 39 por ataques no DF

ZECA RIBEIRO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Procuradoria Geral da Re­pública já tem denúncias contra 39 envolvidos em atos de de­predação e vandalismo às sedes dos Três Poderes – Palácio do Planalto, Congresso nacional e Supremo Tribunal Federal –, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Segundo a PGR, os denun­ciados podem responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualifica­do pela violência e grave amea­ça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterio­ração de patrimônio tombado.

As denúncias são assina­das pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Gru­po Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, criado na semana passada pelo procurador-geral da Re­pública, Augusto Aras.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP­-AL), foi à PGR nesta segun­da-feira, 16 de janeiro, pedir a punição das pessoas que foram presas pela Polícia Legislativa du­rante a invasão do Congresso por apoiadores golpistas do ex-presi­dente Jair Bolsonaro (PL).

Lira entregou à PGR uma notícia-crime com informações sobre os vândalos, segundo informou a Procuradoria. Na última sexta-feira (13), o presi­dente do Senado, Rodrigo Pa­checo (PSD-MG), também se reuniu com Aras para entregar dados dos invasores.

Mais cedo, durante visita a um Batalhão da Polícia Militar localizado nas proximidades da Praça dos Três Poderes, Lira disse que os parlamentares que mentiram e divulgaram fake news sobre os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes serão “chamados à responsabilidade”.

Em coletiva de imprensa, ele também afirmou que depu­tados não podem divulgar fatos que “não condizem com a reali­dade”. O presidente da Câmara, contudo, disse não ver ligação dos deputados eleitos Nikolas Ferreira (PL-MG), Clarissa Tér­cio (PP-PE) e André Fernandes (PL-CE) com a invasão dos pré­dios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supre­mo Tribunal Federal (STF).

“Não vi nos três parlamen­tares nenhum ato que corrobo­rasse com os inquéritos que fo­ram abertos”, declarou Lira, que também afirmou ter conversado com os três. Na última quinta-fei­ra (12), a PGR pediu ao STF que André e Clarissa, além da depu­tada eleita Silvia Waiãpi (PL-AP), sejam investigados por incitação aos atos golpistas.

“Ao que está posto, tem pos­tagem de seis meses anteriores ao fato. Todos que tiverem responsa­bilidade vão responder”, afirmou Lira. O presidente da Câmara acrescentou não ter nenhuma informação sobre Silvia. Ao de­fender punição a parlamentares que “mentiram” sobre os ataques, Lira se referiu ao deputado eleito Abilio Brunini (PL-MT).

Ele publicou nas redes so­ciais um vídeo no Salão Verde da Câmara e afirmou que não houve “praticamente nenhum estrago” no local. “É que, se você fica assistindo só na inter­net, parece que está tudo que­brado em Brasília. Mas não é verdade”, diz Brunini, no vídeo.

“Todos que tiverem responsa­bilidades vão responder, inclusive parlamentares que andam difa­mando e mentindo com vídeos dizendo que praticamente houve inverdades nas agressões que a Câmara dos Deputados sofreu no seu prédio. Então, esses depu­tados serão chamados à respon­sabilidade, porque todos viram a invasão, as cenas são terríveis, violentas, gravíssimas”, disse Lira.

“Eles terão que ser chama­dos à responsabilidade porque, de qualquer maneira, é um par­lamentar eleito e não pode estar divulgando fatos que não condi­zem com a realidade”, emendou o presidente da Câmara. Lira visitou o Batalhão da PM junto com a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o interventor federal na se­gurança do DF, Ricardo Cappelli.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

PUBLICIDADE: Monreale Hotel Resort

Redação 1

Barroso marca julgamento sobre porte de drogas para próxima semana

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com