Tribuna Ribeirão
Geral

Pfizer: vacina será fabricada no Brasil

© Reuters/Denis Balibouse/ Direitos Reservados

A Pfizer e a BioNTech anunciaram nesta quinta-fei­ra, 26 de agosto, a assinatu­ra de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produção da vacina contra a covid-19 no Brasil. Segundo comuni­cado das empresas, os pro­cedimentos de transferência de tecnologia, desenvolvi­mento no local e instalação de equipamentos começarão “imediatamente”, com iní­cio da fabricação em 2022.

A empresa brasileira será responsável pela produção e distribuição do imunizante (chamado Comirnaty) para a América Latina. A estimativa é de entrega de mais de 100 milhões de doses anualmente. O produto é uma das quatro vacinas contra o coronavírus autorizadas para aplicação no Brasil, sendo o único até o momento liberado para ado­lescentes de 12 a 17 anos.

Na quarta-feira (25), o Ministério da Saúde anun­ciou o início da aplicação de uma terceira dose de imuni­zantes para reforço contra a doença em parte da popula­ção idosa e imunossuprimi­dos a partir de setembro. A Eurofarma receberá os insu­mos dos Estados Unidos.

O acordo faz parte da expansão da fabricação da Comirnaty em diferentes re­giões globais, com a inclusão de “dezenas de parceiros”. De acordo com as empresas, mais de 1,3 bilhão de doses da vacina foram entregues neste ano. O montante deve chegar a 3 bilhões até o fim de dezembro.

O envio do 55° lote de doses da vacina contra a co­vid-19 da Pfizer/BioNTech, que chegaria ao Brasil nesta quinta-feira (26), foi repro­gramado para sábado (28) devido a questões climáticas nos Estados Unidos, confor­me informou a farmacêutica.

“O mau tempo em Chi­cago não permitiu que a ae­ronave chegasse no horário previsto na Flórida para fazer a conexão com o voo 412 da UPS”, divulgou a Pfizer. A far­macêutica estima entregar ao Ministério da Saúde, entre os dias 24 e 29 de agosto, mais 5.377.320 de doses da vacina.

Ao todo, serão cinco voos saindo do Aeroporto de Miami, nos Estados Unidos, com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Soma­dos aos lotes anteriores, te­rão sido entregues ao Brasil 53.325.090 doses até o dia 29 de agosto, conforme previsão da empresa.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: 8ª Meia Maratona Tribuna Ribeirão

Redação 1

O multiartista Jair Correia

Redação 1

Daesp mantém horário do Leite Lopes

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com