O consórcio Pfizer/BioNTech entrou com o pedido de autorização juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que sua vacina contra a covid-19, a Comirnaty, possa ser aplicada em crianças com idades entre 5 e 11 anos.
A Anvisa terá até 30 dias para analisar a documentação e os estudos entregues pelas farmacêuticas e avaliar aspectos como segurança e eficácia do imunizante no público pretendido. As farmacêuticas já haviam anunciado no mês passado que entrariam com a solicitação.
A ampliação da imunização para esse público foi submetida e aprovada pela autoridade sanitária dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), em outubro. Segundo informado pela Anvisa, a dose da vacina para crianças será diferente daquela utilizada para pessoas a partir de 12 anos.
Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação. A vacina da Pfizer/BioNTech já havia obtido a autorização para aplicação em adolescentes, razão pela qual é a marca que vem sendo utilizada nesse público pelas autoridades de saúde no Brasil.
A 19ª entrega de vacinas contra a covid-19 da Pfizer foi realizada nesta sexta-feira, 12 de novembro, quando chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos 2.254.590 doses. Na quinta-feira (11), em Viracopos, em Campinas, haviam chegado outras 2,1 milhões de doses do imunizante. Até dezembro, a farmacêutica norte-americana deve disponibilizar 100 milhões de doses.
Mais vacinas
O governo federal conseguiu antecipar o recebimento de 24,4 milhões de vacinas contra covid-19 que chegaria ao Brasil em dezembro. A previsão inicial para o mês de novembro era receber dos laboratórios 61,8 milhões de doses, mas esse número subiu para 86,2 milhões de doses.
Segundo a previsão do Ministério da Saúde, devem ser entregues 21,7 milhões de doses da AstraZeneca/ Oxford/Fiocruz, 56,7 milhões da Pfizer/BioNTech e 7,7 milhões da Janssen/Johnson&Johnson, de dose única. “A nossa campanha vai muito bem”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante agenda em João Pessoa (PB) na quinta-feira.
“Até o final do ano, toda a população brasileira pode estar plenamente vacinada com as duas doses de vacina”, emenda. Até agora, 344,1 milhões de doses foram entregues aos estados e o Distrito Federal pelo Ministério da Saúde.
O Brasil aplicou mais de 280,9 milhões de doses de vacinas contra covid-19. Mais de 156,3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose – o que representa cerca de 88,3% da população-alvo (177 milhões de pessoas). Cerca de 124,6 milhões de brasileiros completaram o esquema vacinal, ou seja, cerca de 70,4% do público-alvo.