Por: Adalberto Luque
Agentes da Polícia Federal, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária, cumpriram, na manhã desta quarta-feira (30), dois mandados de busca e apreensão para apurar a importação, fabricação e comercialização de substâncias agrotóxicas ilegais.
A Operação Terra Limpa, conduzida pela Delegacia da PF em Campinas, visitou dois endereços do investigado na cidade de Taquaritinga, distante 84 km de Ribeirão Preto. A investigação começou após grande apreensão de agrotóxico importado irregularmente da China.
A apreensão ocorreu no Aeroporto de Viracopos, no dia 20 de abril. Nos produtos, não havia licença ou autorização dos órgãos de controle, além de conter informação falsa sobre a mercadoria.
No decorrer das investigações, a PF constatou que o investigado havia feito pelo menos outras 11 importações fraudulentas semelhantes em datas anteriores. Concluiu que os agrotóxicos importados seriam usados na fabricação, modificação ou adulteração de fertilizante, para serem regularmente vendidos pelo investigado no Brasil.
Os mandados foram cumpridos na residência e na empresa do alvo da operação. Além das buscas, os agentes fariam fiscalização detalhada dos produtos e insumos utilizados na fabricação dos fertilizantes, com o objetivo de apurar o uso irregular das substâncias nas fórmulas das mercadorias que seriam vendidas aos produtores rurais.
Segundo a PF, o nome da operação decorre de seu objetivo, que é eliminar substâncias nocivas à saúde e ao ambiente, utilizadas no setor agrícola. O material apreendido seria encaminhado para a Delegacia da PF em Campinas. Não foi informado sobre quantidade e tipo de produtos apreendidos, nem se houve prisões durante a operação.