Por: Adalberto Luque
A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quinta-feira (16), a operação Pallium. A ação ocorre em Ribeirão Preto e outras nove cidades de quatro estados brasileiros.
De acordo com a PF, o objetivo é desmantelar um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro. Os investigados utilizam empresas de fachada e laranjas para operar o esquema que beneficia traficantes de drogas e armas, além de contrabandistas.
As estratégias adotadas seriam o dólar-cabo e suas variações, nas quais os reais transitados pelo sistema financeiro por meio de “laranjas” e empresas de fachada eram utilizados para a compensação de recursos movimentados no interesse do operador e seus clientes donos dos recursos ilícitos.
Ao todo foram cumpridos 20 mandados de busca em 10 cidades, localizadas nos Estados de SP, MG, PE e PB e empregado o efetivo de 85 Policiais Federais.
Os crimes apurados estão previstos nos artigos 288 e 299 do CP c/c art. 1º da Lei 9613/98 e art. 22 da Lei 7492/86, cujas penas mínimas e máximas podem variar de 7 a 24 anos de prisão.
Os locais onde os mandados estão sendo cumpridos não foram informados. Os números finais ainda não foram informados.
A matéria será atualizada.