Por: Adalberto Luque
Uma pessoa foi presa em Ribeirão Preto, na manhã desta terça-feira (30), durante operação realizada pela Polícia Federal em 12 estados brasileiros, simultaneamente. O nome e o endereço do preso não foram divulgados. A prisão fez parte da Operação Leafdown no combate dos crimes de armazenamento e difusão de material de abuso infantil.
A ação ocorreu nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, este último com o maior número de mandados de busca e apreensão para serem cumpridos.
Cerca de 200 policiais civis participaram da operação. Foram 40 mandados que resultaram em 20 prisões em flagrante. De acordo com a PF, os investigados vão responder por crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O nome da operação faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para aquisição de material de abuso sexual infantil e para disponibilizar esse tipo de material para outros criminosos, inclusive de outros países.
Com o investigado em Ribeirão Preto os agentes confirmaram haver grande quantidade de material com pornografia infantojuvenil. As investigações seguem em andamento.