Por: Adalberto Luque
Uma pessoa foi presa, na manhã desta quinta-feira (6), pela Delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto, por armazenar e compartilhar imagens e vídeos de crianças e adolescentes contendo cenas de abuso sexual. O nome do suspeito e seu endereço não foram divulgados. A ação ocorreu no âmbito da Operação Horus, fase 2.
De acordo com a PF, o homem era investigado por participar ativamente de grupos que teriam centenas de participantes de diversos países do mundo. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão nos endereços comercial e residencial do suspeito, os agentes encontraram, em prévia análise, uma grande quantidade de arquivos contendo cenas de estupro de crianças.
Também foi constatado que o suspeito participava ativamente de grupos em redes sociais voltados ao compartilhamento de arquivos e fotos de crianças e adolescentes em cenas de abuso sexual. Os dispositivos e equipamentos eletrônicos do suspeito foram apreendidos e encaminhados para perícia, para uma análise mais detalhada.
Segundo a PF, se confirmada a hipótese criminal, o homem deve responder por compartilhamento e armazenamento de material contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes. Os crimes são previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também pode ser indiciado por associação criminosa. Se condenado, as penas podem chegar a 13 anos de prisão. As investigações prosseguem.