Por: Adalberto Luque
Uma pessoa foi presa em Ribeirão Preto, na manhã desta terça-feira (10), por armazenamento de arquivos de abuso sexual infantil. A prisão foi realizada pela Delegacia da Polícia Federal de Ribeirão Preto. O local da prisão não foi informado, mas o suspeito foi levado para a sede da PF no Jardim Canadá, zona Sul de Ribeirão Preto.
A prisão é mais uma fase da Operação Leafdown que, no final de julho, cumpriu mais de 40 mandados de busca e apreensão nas cinco regiões do País, realizando mais de 20 prisões. A ação tem por objetivo desarticular mais um ramo de grande grupo criminoso que se dedica à disseminação de arquivos de violência sexual contra crianças e adolescentes através da internet.

De acordo com a PF, o investigado foi preso em flagrante pelo armazenamento de arquivos de abuso sexual infantojuvenil. Se condenados pelos crimes que será enquadrado, as penas podem chegar a 13 anos de prisão em regime fechado. “Com a utilização de avançadas ferramentas tecnológicas, além de diferentes meios de obtenção de provas, foi possível rastrear a atuação do investigado na rede mundial de computadores”, acrescentou a PF em nota.
A PF alerta que o consumo desse tipo de conteúdo proibido fomenta a prática de violência sexual contra crianças e adolescentes, onde danos psicológicos e sociais causados às vítimas são permanentes.
“O nome da operação faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil e disponibilização desses arquivos para mais criminosos, inclusive de outros países”, explica a PF. As investigações prosseguem.