A Polícia Federal em Ribeirão Preto deflagrou na manhã desta sexta-feira, 27, a Operação Cartão Vermelho, para reprimir crimes de tráfico, associação e financiamento ao tráfico de drogas.
Onze pessoas foram presas e quinze mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
No total, 70 policiais federais e dezesseis policiais militares participaram da operação.
A investigação, iniciada em outubro de 2017 pela Unidade de Inteligência Anti-Drogas da Delegacia de Polícia Federal em Ribeirão Preto, apontaram que os integrantes da organização criminosa dedicavam-se à prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento do tráfico, atuando com maior intensidade nas cidades de Sertãozinho e Ribeirão Preto.
Durante a investigação foram reunidos indícios e provas que o grupo criminoso, organizado com funções específicas de cada integrante, atuava adquirindo produtos químicos e pasta base, manipulando e distribuindo cocaína e crack. O rastreamento da distribuição do dinheiro apontou a existência de um financiador do empreendimento ilícito, devidamente identificado e preso nesta data.
Também foram reunidos indícios da prática de outros crimes (agiotagem, “empréstimo” de armas de fogo para outros criminosos e até mesmo possível ato de improbidade administrativa), sendo que os elementos de prova de delitos não referentes aos crimes objeto das presentes investigações serão, conforme autorização judicial, compartilhados com a Promotoria de Justiça de Sertãozinho.
Os membros do grupo criminoso que configura uma ORCRIM foram indiciados, de acordo com suas condutas, por integração de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento do tráfico.
A Polícia Federal recebeu, durante toda a investigação e execução da operação, apoio incondicional do 43º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Coletiva de imprensa às 9h30min na sede da Delegacia de Polícia Federal em Ribeirão Preto.