Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

PF, GAECO e DEIC prendem integrantes de quadrilha que movimentou R$ 700 milhões

Grupo que agia em pelo menos seis estados a partir de Ribeirão Preto, criou sofisticado esquema criminoso para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Por: Adalberto Luque

A Polícia Federal (PF), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Divisão Especial de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil em Ribeirão Preto, deflagraram, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Alcateia. O objetivo é desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, o grupo atua em pelo menos seis estados brasileiros e já teria movimentado mais de R$ 700 milhões nos últimos cinco anos. Eles teriam criado um sofisticado esquema criminoso para o tráfico de drogas e lavagem de capitais obtidos de forma ilícita.

Vários carros de luxo foram apreendidos durante a operação (Foto? PF/Divulgação)

Durante as investigações, a PF identificou 59 pessoas envolvidas com o crime. A maior parte do lucro da quadrilha era obtido com a venda de cocaína e os valores eram direcionados para empresas de fachada, que procuraram dar um aspecto legal ao lucro com a venda de drogas.

Nesta terça-feira (12), PF e GAECO saíram às ruas para cumprir 26 mandados de prisão e 39 mandados de busca e apreensão. Além de prisões e de documentos e mídias, a operação apreendeu propriedades, veículos e ativos financeiros registrados em nome dos suspeitos, de suas empresas e de terceiros utilizados como intermediários para lavar o dinheiro, os populares “laranjas”.

Os agentes apreenderam relógios de grife e ativos financeiros dos investigados (Foto: PF/Divulgação)

Vários carros de luxo foram apreendidos e levados para a sede da PF em Ribeirão Preto. O nome “Alcateia” teria sido escolhido por fazer referência ao apelido de um dos investigados, que ocupava posição de destaque na estrutura do grupo e era conhecido como “Lobo”.

A partir da esquerda, representantes do GAECO, PF e DEIC, durante coletiva onde informaram que 26 pessoas foram presas em pelo menos três estados (Foto: Alfredo Risk)

No total, foram efetuadas 26 prisões em Ribeirão Preto, Franca, Serrana, Catanduva, Mirassol, todas no estado de São Paulo, além de Passos (MG) e Estrela D’Oeste (MT). A droga que saia de Ribeirão Preto era distribuída em seis estados.Segundo o GAECO, o prosseguimento das investigações se dará agora mediante análise do material apreendido hoje, além da realização outras fases da operação.

(Matéria atualizada às 15h31)

Postagens relacionadas

Alok diz que pai está protegido em bunker

Redação 2

GCM passa a usar tecnologia digital  

Redação 2

Caminhões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com