Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

PF e Gaeco prendem delegado e três policiais civis

Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Bragança Paulista, Igaratá e Ubatuba; um delegado e três policiais civis estão entre os presos

Além das sete prisões, policiais federais e membros do Gaeco apreenderam joias e outros bens (Foto: PF/Divulgação)

A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagraram, nesta terça-feira (17), a Operação Tacitus, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro e a crimes contra a administração pública (corrupção ativa e passiva).

O trabalho envolveu 130 policiais federais, apoiados pela Corregedoria da Polícia Civil e pelo Ministério Público, para dar cumprimento a oito mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Bragança Paulista, Igaratá, Ubatuba e na capital.

A investigação partiu de análise de provas que foram obtidas em diversas investigações policiais que envolveram movimentações financeiras, colaboração premiada e depoimentos. Tais elementos revelaram o modo complexo que os investigados se estruturaram para exigir propina e lavar dinheiro para suprir os interesses da organização criminosa.

Os investigados, de acordo com suas condutas, vão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais, cujas penas somadas podem alcançar 30 anos de reclusão.

A denominação da operação vem do termo em latim que significa silencioso ou não dito. É uma alusão à forma de atuar da organização criminosa. Durante a ação, foram presas sete pessoas, entre elas um delegado e três investigadores.

Todos os alvos dos mandados de prisão na operação teriam sido delatados pelo investidor Vinícius Gritzbach, executado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 8 de novembro, quando chegava de Maceió. Gritzbach, acusado de mandar matar um alto integrante do PCC, disse que os policiais civis trabalhavam para a facção criminosa. Eles já tinham sido afastados do trabalho pela Corregedoria da Polícia Civil.

Postagens relacionadas

Policiais da Força Tática prendem procurado da Justiça nos Campos Elíseos

Redação

Combustíveis recuam em RP

William Teodoro

Em dois anos, Baep de Ribeirão Preto já apreendeu mais de 2 toneladas de drogas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com