Por: Adalberto Luque
Depois de rumores que os incêndios criminosos que atingiram a região de Ribeirão Preto e outras áreas do interior do Estado podem ter ligação com facções criminosas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informou neste domingo (25) que a corporação vai investigar o caso. Ele disse que a PF abriu mais de 30 inquéritos para investigar os incêndios que atingiram a Amazônia, o Pantanal e agora o interior do Estado de São Paulo.
Durante entrevista coletiva, Rodrigues explicou que ainda é cedo para afirmar o envolvimento do crime organizado nos incêndios que vêm ocorrendo no País. “Nós trabalhamos de maneira bem integrada com o IBAMA, ICMbio e outras agências parceiras”, garantiu.
O delegado adiantou que 15 delegacias da PF no interior do Estado foram mobilizadas para avaliar a questão. Vão trabalhar em conjunto com a coordenação da Diretoria de Amazonas e Meio Ambiente em Brasília.
Por ora, dois inquéritos relativos aos incêndios no estado de São Paulo já estão em andamento. Um deles já foi instaurado e o outro em fase de instauração. O objetivo é investigar os incêndios criminosos que afetam áreas federais, como por exemplo aeroportos.
Os casos serão investigados através do trabalho de um força-tarefa. De acordo com Rodrigues, a ação envolve órgãos governamentais como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Defesa e Marinha, além de IBAMA e ICMbio. Também envolve os comandos dos Corpos de Bombeiros dos Estados.