Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

PF conclui inquérito sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips

Crime foi motivado por “atividades fiscalizatórias" de Bruno e Dom (Reprodução)

Mais de dois anos após o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, a Polícia Federal concluiu o inquérito do caso.

A Polícia Federal indiciou Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, como mandante dos assassinatos, ocorridos em junho de 2022 no Vale do Javari, no Amazonas. Ao todo, são nove indiciados, mas apenas Rubén aparece como mandante. Ele ainda é investigado por pesca ilegal e tráfico de drogas.

Segundo a PF, a investigação confirmou que os assassinatos ocorreram devido às “atividades fiscalizatórias promovidas por Bruno Pereira” na região da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Isso porque Bruno “atuava em defesa da preservação ambiental e na garantia dos direitos indígenas”, concluiu o relatório.

As investigações apontaram para um grupo criminoso na região de Atalaia do Norte, no Amazonas, que atuava com pesca e caça predatórias. Esse grupo, segundo a PF, “gerou impactos socioambientais e causou ameaças” aos agentes de fiscalização e às populações indígenas.

Apesar da conclusão do inquérito, que agora segue para análise do Ministério Público Federal, a Polícia Federal informou que “continua monitorando os riscos aos habitantes da região do Vale do Javari”, além das ameaças contra as populações indígenas da área.

Para relembrar, Bruno e Dom foram assassinados após uma emboscada enquanto viajavam de barco pela região da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Antes do ataque, eles se reuniram com lideranças indígenas e de comunidades ribeirinhas. Dez dias depois, os corpos foram encontrados em uma área de mata fechada.

Postagens relacionadas

Morre labrador que ajudava a resgatar vítimas do ciclone no RS

Redação 2

Liminar veta limite de idade na GCM

William Teodoro

Chuva provoca estragos em RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com