Amparada por uma decisão da 7ª Vara Federal de Ribeirão Preto, a Polícia Federal impediu, na tarde desta quarta-feira, 20 de dezembro, que a maria-fumaça da Estação Mogiana, na Zona Norte da cidade, fosse levada para Salto (SP), na região de Sorocaba (SP). A locomotiva já estava em cima de uma carreta específica para esse tipo de transporte quando os agentes chegaram.
A transferência foi autorizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), que cedeu a locomotiva e três vagões ao Consórcio Turístico Itu-Salto para que a maria-fumaça fosse utilizada para transporte de passageiros em roteiros do turismo local. A ação que impediu a transferência foi impetrada pelo procurador André Luiz Morais de Menezes em 29 de maio de 2014.
Naquele ano, com base em solicitação do Ministério Público Federal (MPF), uma liminar vetou a retirada da locomotiva do pátio da Estação Ferroviária Mogiana por se tratar de um patrimônio histórico de Ribeirão Preto. Nesta quarta-feira, a Justiça Federal reforçou a decisão. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), do grupo VLI, aparece como ré na ação. No entanto, ontem a holding emitiu nota ao Tribuna informando que “o ativo não pertence à VLI, controladora da FCA”.
A locomotiva foi adquirida em 1893 pela Companhia Mogiana. A outra maria-fumaça, a “Amália”, está na praça Francisco Schmidt, no Centro, pichada e constantemente “frequentada” por usuários de crack. Ambas fazem parte do projeto da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo e do Brasil, batizado de “Trilhos da Mogiana”, que pretende revitalizar linhas, trilhos e estações, além das locomotivas, e implantar um trem turístico na cidade.
O presidente da federação, Márcio Santiago, correu para o local assim que soube da remoção. O secretário municipal de Turismo, Edmilson Carlos Domingues, também foi até a estação checar a transferência. Santiago diz que a cidade deixou de receber uma verba de R$ 4,8 milhões do Ministério do Turismo para a implantação do projeto, que segundo o secretário não existe, nunca foi protocolado.
Santiago tenta agendar uma reunião com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) para apresentar oficialmente a proposta. Ele já mostrou o projeto ao deputado federal Baleia Rossi (PMDB-SP), que declarou apoio à sugestão. Antes da PF chegar ao local, a Polícia Militar foi acionada pelo Bureaux. No entanto, os funcionários da empresa de transporte já haviam feito duas perfurações na locomotiva para instalar os cabos de aço e içar a máquina.
A prefeitura se manifestou por meio de nota. “A respeito da tentativa de transferência de Ribeirão Preto da locomotiva, com vagões, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), o prefeito Duarte Nogueira oficiou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e o diretor geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, para informar que discorda da cessão da locomotiva histórica que pertence a Ribeirão Preto e reivindicar sua permanência na cidade.”
“Não posso concordar que uma peça de considerável valor histórico para a cidade seja cedida para outro município. No que depender de nós, vamos manter a locomotiva e seus vagões em Ribeirão Preto e buscar uma boa destinação a ela”, disse Duarte Nogueira. O Tribuna teve acesso ao depoimento de ontem do secretário Edmilson Carlos Domingues à PF.
Ele diz que o Instituto Histórico do Trem tem um projeto nos mesmos moldes do defendido por Santiago – transformar as marias-fumaça em trem de turismo e a Estação Barracão, no Ipiranga, em museu, após restauração, além de revitalizar a linha até a Estação Mogiana.
Também diz que ficou surpreso com a noticiada remoção por se tratar de um patrimônio de Ribeirão Preto – a cidade se desenvolveu com a chegada da estrada de ferro. Já o DNIT informa que vai reavaliar a transferência da maria-fumaça com o objetivo de atender os interesses da população.