Por: Adalberto Luque
A Delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto apreendeu, na manhã desta quinta-feira (11), quatro veículos de luxo, no âmbito da Operação Helix, realizada em diversos estados brasileiros. Os veículos pertencem a um dos alvos da investigação.
Os agentes apreenderam, na casa do investigado, no Jardim Nova Aliança Sul, zona Sul de Ribeirão Preto, uma motocicleta Ducatti, um Compass e uma BMW. Num hangar os policiais apreenderam um Porsche 911 Carrera. Segundo o delegado Murilo Almeida Gimenes, diretor da Delegacia da Polícia Federal de Ribeirão Preto, não houve nenhuma prisão na cidade.
Operação Helix
A Polícia Federal em Londrina deflagrou a Operação Helix, na manhã desta quarta-feira (11). Foram cumpridos 10 mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo (incluindo Ribeirão Preto), Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.
O objetivo foi de desarticular uma organização criminosa responsável por trazer ao Brasil toneladas de entorpecentes e por lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico de drogas.
A operação também contou com a cooperação jurídica e policial do Paraguai, após uma fazenda localizada naquele país ser identificada como base para carregamentos de drogas. Os agentes ainda tentam cumprir o mandado de prisão de um dos investigados que está no Paraguai e conta com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério Público Paraguaio.
Em dois anos de investigação da PF contra a organização criminosa, foram apreendidos 2.750kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai. Os bens sequestrados durante a Operação Helix ultrapassam R$ 30 milhões.