Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Pet shops terão que instalar câmeras

GUILHERME SIRCILI

O prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB) sancionou a lei nú­mero 14.593/2021, de autoria de Brando Veiga (Republica­nos), que obriga os pet shops de Ribeirão Preto a instalarem em suas dependências circuito interno de gravação com câ­meras, principalmente na sala onde são realizados os serviços de banho e tosa.

A lei 13.403, de 2014, de autoria da ex-vereadora Vi­viane Alexandre (à época no PPS, atual Cidadania, hoje DEM), ganhou uma nova redação com o intuito de beneficiar também os donos dos estabelecimentos de pet shops, bem como garantir a proteção e integridade dos animais de estimação.

A lei estabelece que todos os pets tenham sistema de mo­nitoramento e de gravação das imagens do atendimento dos animais. Também determina que as imagens sejam dispo­nibilizadas aos clientes em um prazo de cinco dias quando eles solicitarem e em casos de suspeita de qualquer tipo de agressão ou maus tratos.

A lei prevê autuação é de 120 Unidades Fiscais do Esta­do de São Paulo (Ufesps) em caso de desobediência. Cada Unidade Fiscal vale este ano R$ 29,09. Ou seja, o infrator vai pagar R$ 3.490,80. Porém, antes da multa ser emitida, será expedida uma notifica­ção e, em seguida, uma adver­tência dando prazo de 90 dias para regularização do serviço. O prazo para armazenamento das imagens pelos pet shops será de 30 dias.

Os animais de estimação estão presentes em grande parte dos lares e, com o for­talecimento de vínculos cada vez mais comum entre tuto­res e seus animais, acabam se tornando membros do cír­culo familiar. O Ministério da Saúde estima que a popu­lação de cães e felinos possa variar entre 10 e 20% em rela­ção à população humana do município. Assim, Ribeirão Preto pode ter entre 71 mil e 142 mil de cachorros e gatos.

Participaram da cerimô­nia desta sexta-feira (20), no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o prefeito Duarte Nogueira, o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar, e o vereador Brando Veiga. “Os pets para algumas pessoas são considerados mascotes, para outras como membros da família, pois os animais ofe­recem companhia, atenção, amor, alegria, auxiliando no desenvolvimento social, pes­soal e emocional, tornando o ambiente mais agradável, proporcionando um relacio­namento familiar e saudá­vel”, diz o autor do projeto.

Área para associação
Também nesta sexta-feira (20), o prefeito Duarte No­gueira sancionou a lei comple­mentar nº 3.082, que concede direito real de uso de imóvel público para a Associação Ami­gos dos Animais de Ribeirão Preto (Aaarp), no Conjun­to Residencial e Comercial Palmares, ao lado do Parque São Sebastião, na Zona Leste, onde será construída a nova sede da entidade.

A Aaarp presta atendi­mento veterinário aos animais abandonados, em situação de rua, resgatados, vítimas de maus-tratos ou que corram risco de vida. A estrutura com­portará também ações como adoção e castração para con­trole populacional de cães e gatos em Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Supermercados – Projeto que impõe multa sai da pauta

Redação 1

Projeto equipara diabetes tipo 1 a deficiência física

Redação 2

Paulo Pelaipe pode deixar Botafogo para ir ao Corinthians  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com