A Secretaria Municipal da Saúde abre nesta sexta-feira, 25 de junho, a fase de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas de 43 a 59 anos de idade. Além de abrir a nova etapa de imunização para o grupo abaixo dos 50 anos, a pasta também passa a vacinar o público abaixo dos 60 que não conseguiu se cadastrar entre o dia 16 e terça-feira (22).
As 21 mil doses reservadas para este público-alvo esgotaram em cerca duas horas – cadastramento começou às 8h30 de quarta-feira (23) e pouco antes das 10h30 já não havia mais ampolas. A procura foi tanta que o site da prefeitura de Ribeirão Preto saiu do ar antes mesmo do início do agendamento devido à instabilidade, segundo a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp), responsável pelo portal oficial do município. Vinte mil pessoas tentaram acessar o site.
A Secretaria Municipal da Saúde deve abrir nova fase de credenciamento quando receber mais ampolas. Por meio de nota, a Coderp informou que o agendamento para esta faixa etária apresentava “instabilidade devido ao grande número de acessos registrado. Antes mesmo do início previsto para a abertura do agendamento, foram constatados aproximadamente 17 mil acessos simultâneos ao site.” Este público é formado por cerca de 100 mil pessoas, segundo a prefeitura.
Para as pessoas de 43 a 59 anos, a vacinação terá início nesta sexta-feira (25), continua no sábado (26) e depois retorna na segunda-feira (28) – no domingo (27) não haverá campanha. O munícipe pode escolher em qual das 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade quer receber o imunizante.
Nos locais de vacinação (UBS’s), as pessoas deste grupo devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, ficha do Vacivida preenchida e o número do protocolo do agendamento.
Nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde finalizou a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas de 50 a 59 anos de idade que conseguiram agendar horário até terça-feira (22). Este público está recebendo a vacina de Oxford/ AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No total, esta população é composta por cerca de 50 mil pessoas e 21 mil ficaram sem agendamento na semana passada, por isso mais duas etapas foram destinadas ao grupo.
O credenciamento começou na tarde de 15 de junho e as 28.861 vagas foram esgotadas em menos de cinco horas. A procura foi tão intensa que o site da prefeitura de Ribeirão Preto, administrado pela Coderp, não suportou a demanda e saiu do ar por alguns minutos.
Foram computados 480 agendamentos por minuto. Na segunda-feira (21), mais 13 mil vagas foram disponibilizadas, mas também esgotaram na terça-feira (22). O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) pertence a este grupo e foi vacinado na manhã do dia 16, na Unidade Básica de Saúde Mamoro Kobayashi, a UBS de Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto.