Por Adriana Cristofoli
Prevenção é uma palavra importante em qualquer área da saúde. Consultas e exames detectam o início de um problema e assim, o diagnóstico precoce, se torna um aliado da medicina. Com os dentes o procedimento deve ser o mesmo. Visitas regulares ao dentista garantem não só o sorriso, mas também contribuem para o bom funcionamento de todo nosso organismo.
Interessados no assunto, a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFO) realizaram um estudo que revelou dados inéditos e importantes para a saúde bucal no Brasil. A pesquisa foi realizada no período dezembro de 2023 a dezembro de 2024 e analisou tanto o comportamento da população em relação à frequência às consultas odontológicas quanto o perfil dos próprios dentistas.
De acordo com o levantamento, 68% dos brasileiros visitaram o dentista no último ano, sendo que as mulheres lideram essa estatística. Entre aqueles que disseram ter visitado o dentista, a higiene bucal foi o tratamento mais realizado: 70% dos entrevistados afirmaram ter feito. Em contrapartida, 39% deles buscaram serviço de obturação e restauração dentária.
No entanto, os dados mostram uma desigualdade no acesso ao atendimento odontológico: 75% dos pacientes com ensino superior buscaram o dentista, enquanto apenas 54% dos brasileiros com escolaridade básica fizeram o mesmo.
A pesquisa também revelou que a renda tem uma forte correlação com a frequência de consultas: 80% das pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos frequentaram regularmente o dentista, enquanto apenas 59% das pessoas com até um salário mínimo buscaram atendimento odontológico.
O estudo também traçou o perfil de atuação dos dentistas no Brasil, revelando que apenas 35% dos profissionais trabalham com convênios odontológicos, um percentual que sobe para 39% entre mulheres dentistas. Além disso, procedimentos estéticos, que incluem ortodontia e tratamento de estética dentária, como clareamento ou lente de contato dental, são praticados por 86% dos dentistas entrevistados.
Em contraste, a medicina estética para harmonização orofacial é a disciplina menos praticada dentro dos consultórios odontológicos, com pouco mais de um terço da amostra declarando que a prática. Dos entrevistados, 8% preveem introduzir a técnica no futuro, 12% estão interessados em explorar essa oportunidade, enquanto quase metade (46%) não demonstra interesse em realizá-las. No entanto, observa-se uma maior difusão em consultórios nos estados da região Sul (44%) e em consultórios maiores (43% nos consultórios com pelo menos três cadeiras).
Mais de 165 mil atendimentos na saúde municipal em 2024
Em Ribeirão Preto não existe uma pesquisa desse tipo, mas alguns dados sobre os atendimentos são interessantes. Em resposta ao Tribuna Ribeirão, a chefe da Divisão Odontológica de Ribeirão Preto, Vanessa Colmanetti Borin Danelutti, disse que no ano de 2024 foram realizados 165.359 atendimentos odontológicos nas unidades de saúde entre atenção básica, especialidade e pronto atendimento.
A rede municipal de saúde é composta por 127 cirurgiões dentistas, 103 auxiliares de saúde bucal e 7 técnicos de saúde bucal, todos concursados e efetivos. Reforçam também o atendimento os dentistas e auxiliares que são contratados pela fundação Santa Lydia e pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP).
Danelutti explica que o agendamento de consulta para início de tratamento dentário é realizado tanto diretamente na unidade de saúde quanto no aplicativo saúde digital a depender da abertura da agenda realizada pelo supervisor da unidade de saúde. “A abertura da agenda está condicionada a avaliação do supervisor em relação a demanda dos pacientes com necessidade de tratamento odontológico”, detalha.
Na atenção primária os procedimentos realizados são restaurações, profilaxia e raspagem coronária, aplicação tópica de flúor, exodontias simples, diagnósticos de lesões, entre outros. No atendimento secundário são ofertadas as especialidades de periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia, atendimento a portadores de necessidades especiais e próteses (totais e parciais removíveis e fixas). “Além disso contamos com atendimentos de pacientes em ambiente hospitalar, que são casos muito específicos em que a equipe especializada é responsável por este atendimento”, finaliza.
Clínicas particulares – “A procura hoje em clínicas particulares, eu percebo, está bem dividida entre estética e prevenção”, declara Regis de Moraes Peporini, presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas.
Os dentistas podem realizar diversos procedimentos estéticos, como clareamento dental, aplicação de botox, preenchimento facial, lentes de contato dental, e outros permitidos pelo Conselho Federal de Odontologia (veja quadro abaixo).
Para Peporini existe um certo exagero nos procedimentos estéticos, mas um bom profissional sabe orientar sobre a necessidade ou não, de determinados procedimentos.
Procedimentos mais procurados em clínicas odontológicas
- Clareamento Dental
Maus hábitos alimentares — como o consumo de café, refrigerante, vinhos e outros produtos com corantes —, e até o uso de alguns medicamentos podem causar uma mudança na coloração dos dentes. Por isso, o objetivo desse tratamento é clareá-los, deixando-os na cor mais natural e livres de manchas. Existem duas formas de realizar o clareamento dental: no consultório, com agentes clareadores ou a laser; e em casa, com aplicação de um gel com auxílio de uma moldeira. Em ambos os métodos, é imprescindível contar com a orientação de um dentista.
- Implantes dentários e próteses
A ausência de um ou mais dentes afeta uma grande parcela da população e, além da questão estética, também ocasiona problemas de mastigação. Por isso, a colocação de implantes dentários ou próteses tem uma grande procura nas clínicas especializadas. Atualmente, a colocação de implantes está bem rápida, sendo realizada em até 72 horas. O paciente já sai do consultório com função plena. A prótese fixa também é um procedimento rápido, pois é feita com apoio dos dentes laterais. A escolha do melhor procedimento dependerá da saúde da gengiva e do periodonto (tecido que reveste os dentes).
- Facetas de porcelana
As facetas são próteses de porcelanas finas, como lâminas, usadas para corrigir diferenças nos dentes, como desgastes, desalinhamentos, trincas, manchas ou desigualdades. Para realizar a aplicação é necessário desgastar os dentes para colar as facetas, corrigindo o problema. Elas se encaixam perfeitamente na estrutura dentária, por isso tem uma estética muito bonita, de aparência agradável e natural.
- Lentes de contato para dentes
As lentes de contato surgiram como uma evolução das facetas de porcelana, sendo ainda mais finas. São indicadas para correções mais sutis, como alteração na cor, aumento do tamanho e fechamento de diastema (espaço entre os dentes). Outra vantagem é que para a colocação das lentes não é preciso desgastar os dentes, na maioria das vezes. Caso seja necessário algum desgaste, a retirada de uma quantidade mínima do esmalte costuma ser suficiente para a aplicação.
- Botox
O botox, também conhecido como toxina botulínica, é um tratamento temporário. Por meio da aplicação da substância, o impulso nervoso da fibra do músculo é bloqueado por determinado período. É um procedimento que pode ser utilizado para diversas finalidades estéticas. Em relação à estética dental, ele é usado para tratar problemas como a distonia (espasmos em partes da boca), o bruxismo (ato de ranger os dentes), sorriso gengival e sialorreia (produção excessiva de saliva).
- Encurtamento ou alongamento da gengiva
Algumas pessoas apresentam a gengiva muito aparente quando sorriem ou falta de gengiva. Ambas as características costumam causar desconforto, mas podem ser corrigidas por meio de procedimentos cirúrgicos. No excesso de tecido gengival, é possível realizar uma plástica para remover o excedente. O procedimento, chamado gengivectomia, permite redesenhar a linha da gengiva, alongando os dentes. Já quem sofre com uma gengiva muito curta pode realizar cirurgia para colocação de enxerto. Esse procedimento é feito com um tecido similar ao da mucosa e deixará os dentes menos expostos.
- Bichectomia
A bichectomia também é conhecida como lipoplastia facial. Trata-se de um procedimento cirúrgico para retirar o tecido gorduroso que fica localizado nas bochechas. Esse tratamento permite um contorno facial mais fino e alongado. Costuma ser muito procurada por pessoas que apresentam bochechas mais cheias e se incomodam com o formato do rosto causado por elas. Por mexer bastante com a aparência do rosto, tem sido muito requisitada por famosos.