Tribuna Ribeirão
Geral

Pesquisa Ipespe – Lula lidera com 45% e Bolsonaro soma 31%

Montagem

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 22 de abril, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pelo Palá­cio do Planalto, com 45% das intenções de voto. O presiden­te Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar, com 31%.

Em seguida, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-gover­nador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avan­te) e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 2%. Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram na pesquisa.

Brancos, nulos e eleitores que dizem que não iriam votar ou que não votariam em ne­nhum dos candidatos somam 7%. Eleitores que não sabem ou não responderam representam 2% dos entrevistados. O levan­tamento ainda mostra um cená­rio cristalizado de polarização entre Lula e Bolsonaro.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candida­tos não são apresentados, o pe­tista foi citado como intenção de voto por 38% dos entrevis­tados, enquanto o atual chefe do Executivo ficou com 28%. Em seguida, vêm Ciro (4%), Doria (1%), Janones (1%), Sergio Moro (1%) e Simone Tebet (1%). Eduardo Leite e Felipe D’Ávila não pontuaram

A pesquisa ainda mostra que Lula venceria em todos os cenários de segundo tur­no. Contra Bolsonaro, o ex­-presidente levaria a disputa por 54% a 34%. Em um cená­rio contra Ciro, o placar seria de 52% a 24%. Já em disputa com Doria, Lula venceria por 55% a 19%.

Governo ruim ou péssimo – Bolsonaro perderia para Ciro (46% a 38%), mas empataria tecnicamente com o ex-go­vernador de São Paulo (39% a 38% para o presidente). O governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para 52% dos brasilei­ros, segundo a pesquisa Ipespe. Para 30% dos entrevistados, a gestão é ótima ou boa.

Outros 16% avaliam a ad­ministração como regular. Não sabe ou não responde­ram, 2%. O levantamento também aponta que 62% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 34% apro­vam a maneira de Bolsonaro gerir o país. Não sabe ou não responderam, 4%.

Foram ouvidas 1.000 pes­soas por telefone entre 18 e 20 de abril. A pesquisa, en­comendada pela XP Investi­mentos, foi registrada na Jus­tiça Eleitoral com o número BR-05747/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um inter­valo de confiança de 95,45%.

Postagens relacionadas

Conselho Federal de Enfermagem define normas para parto domiciliar

William Teodoro

Valores pagos a mais por DPVAT começam a ser reembolsados no dia 15

Redação 1

PUBLICIDADE: UNAERP – Processo Seletivo – 12 Out

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com