O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera, com 22% das intenções de voto, a primeira pesquisa de intenção de voto divulgada após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os números foram divulgados nesta quarta-feira (5). Fernando Haddad, vice na chapa do PT, foi apresentado aos entrevistados como o candidato do partido.
Bolsonaro é seguido por Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), empatados com 12%; e Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja a intenção de voto dos candidatos: Jair Bolsonaro (PSL): 22% Marina Silva (Rede): 12% Ciro Gomes (PDT): 12% Geraldo Alckmin (PSDB): 9% Fernando Haddad (PT): 6% Alvaro Dias (Podemos): 3% João Amoêdo (Novo): 3% Henrique Meirelles (MDB): 2% Guilherme Boulos (PSOL): 1% João Goulart Filho (PPL): 1% Vera (PSTU): 1% Eymael (DC): 0% Cabo Daciolo (Patriota): 0% Brancos e nulos: 21%. Não souberam ou não quiseram responder: 7%.
O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1º e 3 de setembro, em 142 municípios, com 2.002 entrevistados. A pesquisa foi contratada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela TV Globo, e registrada no TSE com o número BR-05003/2018.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança estimado é de 95%. Segundo o Ibope, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados serem um retrato do “atual momento eleitoral”.
Bolsonaro é o líder de rejeição com 44% e não venceria o segundo turno se disputasse contra Ciro, Alckmin e Marina. Se o candidato fosse Fernando Haddad, o candidato do PT teria 36% dos votos, contra 37% de Bolsonaro, portanto na margem de erro.