Em um ano marcado pela pandemia da covid-19, a maioria dos brasileiros elegeu a palavra “Luto” como definição para 2020. Isso foi o que revelou um levantamento da Cause e Ideia, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. A pesquisa foi realizada com 1.200 pessoas entre os dias 15 e 17 de dezembro, em todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A palavra foi escolhida por 31% da população. Em segundo lugar ficou a palavra “isolamento”, apontada por 24% dos entrevistados, e “resistência”, com 14% das preferências.
A população do Sudeste, região do país que concentrou a maior parte dos casos de coronavírus, está entre os entrevistados mais impactados pelo sentimento de luto. Cerca de 39% das pessoas que vivem no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo disseram que o sentimento de perda definiu o ano que está terminando.
Outro dado da pesquisa revelou que os brasileiros que escolheram a palavra “luto” também estão entre aqueles com menor grau de escolaridade (36% não concluíram o ensino médio) e renda (35% ganharam até um salário mínimo). Não por coincidência está foi a faixa da população que mais foi afetada pelos efeitos dos coronavírus.
Até terça-feira (22) o Brasil havia registrado 188.861 mortes por coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. Já em Ribeirão Preto até terça-feira (22) morreram vitima da doença 933 pessoas.
Queda no poder aquisitivo
Outra pesquisa realizada no mês de setembro pelo Instituto em parceria com a revista Exame revelou que as famílias brasileiras precisaram trocar os alimentos que estavam acostumados a comprar por similares mais baratos devido à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus.
Monitoramento nas redes revela o que o brasileiro está falando sobre 2021
Monitoramento realizado entre os dias 12 de novembro e 11 de dezembro pela Stilingue, plataforma de inteligência artificial para monitoramento e interação com consumidores, mapeou mais de 125 mil menções relacionadas aos desejos dos brasileiros para 2021. O levantamento foi realizado em diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube, além de blogs, portais de notícia e reviews, como Reclame Aqui, Google Play, Google Meu Negócio, entre outros
Em primeiro lugar, com 11% das menções, apareceram termos relacionados à saúde, como “vacina” e o fim da “pandemia”. Em seguida, em 10,5% das publicações foram encontrados desejos sobre educação com a “volta às aulas” em “escolas” e “faculdades”.
Os pedidos tradicionais de fim de ano também estão entre as conversas na internet e 3,5% dos posts citam o termo “férias”, com planos de como aproveitá-las. Já, 2% falam sobre voltar a se exercitar ou se inscrever na “academia”, com destaque para prática de “natação”. Além disso, em 0,5% das publicações aparece o sonho da “casa própria”. Por fim, após um ano repleto de desafios, 1,3% dos posts falam sobre “saúde mental”.
A metodologia utilizada no levantamento se chama Listening, que é usada para realizar análises e monitoramento da internet de forma geral por meio de uma tecnologia que aplica inteligência artificial combinada com processamento de linguagem natural (NLP).
Pesquisa é realizada em todo o mundo
Para tentar detectar qual palavra melhor resume o sentimento da população vários países do mundo realizam anualmente pesquisas para ouvir a opinião da sua população. A pesquisa é uma tradição ocidental desde a década de 1970, quando a Society of German Language passou a selecionar o vocábulo que melhor resume o espírito da época.
Desde então, a proposta se espalhou pelo mundo com processos de seleção distintos entre si. Nos Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, o dicionário Oxford é uma das instituições que escolhe a palavra do ano. A primeira edição no Brasil foi realizada em 2016, mas foi em 2017 que o Ideia foi escolhido pela Cause pela primeira vez e, desde então, passou a conduzir o levantamento.
Em 2017 foram entrevistadas mais de 9 mil pessoas de todo o Brasil. Na primeira fase da pesquisa, mais de mil palavras diferentes foram citadas espontaneamente. A partir da análise das 40 palavras mais citadas, especialistas elegeram as cinco finalistas que seguiram para uma nova rodada de voto popular que consagrou a palavra “Corrupção” como vencedora.
Já em 2018, as finalistas foram r ealizadas duas pesquisas com universo representativo da população no primeiro e no segundo semestres, totalizando 3.481 respostas resultando na escolha da palavra “Mudança” por 34% dos bra sileiros. Já em 2019 a e scolhida foi a palavra “Dificuldades”.