Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Pesquisa busca voluntários para avaliar atratividade e status a partir de vozes humanas

PEXELS

Uma pesquisa intercultu­ral que tem participação do Instituto de Psicologia (IP) da USP quer analisar a per­cepção da voz humana. Para participar basta ter mais de 18 anos e acessar pelo com­putador ou notebook o for­mulário on-line e responder as questões. A pesquisa pode ser respondida em cerca de 15 minutos e, como o partici­pante vai ouvir e avaliar dife­rentes vozes, deve usar fones do ouvido e estar em ambien­te silencioso.

O estudo pretende avaliar se a cultura influencia na per­cepção do indivíduo a partir da voz. Isso porque, mesmo sem entender o conteúdo da fala, a voz humana comunica várias informações sobre o dono dela. Por exemplo, ao escutar um podcast ou pro­grama de rádio, é possível perceber várias característi­cas da pessoa, como idade, gênero, altura, peso, força, e até status ou atratividade.

Além disso, a voz pode in­fluenciar o que achamos so­bre o outro, se pretendemos ser amigos da pessoa e até se vamos dar voto a essa pessoa nas próximas eleições. Algu­mas questões levantadas são: quais vozes são consideradas atraentes? E quais vozes são percebidas como poderosas? E, ainda, como a voz influen­cia as nossas interações com outras pessoas?

A responsável pela coleta de dados no Brasil é a pro­fessora Jaroslava Varella Va­lentova, do Departamento de Psicologia Experimental do IP. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected]. Para parti­cipar da pesquisa acesse: ht­tps://bit.ly/3FmLVF1

Postagens relacionadas

Aterro sanitário – Estre leva maquete ao Bosque Fábio Barreto

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Preço do etanol tem novo recorde

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com