Adriana Cristofoli
“Vinícius de Moraes costumava se denominar ‘ateu’, porém dizia que por via das dúvidas ‘livrai-me meu Deus de todo o mal’” … Rita Lee compôs e cantou que “o mundo é dos que sonham e toda a lenda é pura verdade” … Assim, grande parte da humanidade, mas mais precisamente nós brasileiros e brasileiras costumamos ter um quê de misticismo e curiosidade.
Para a historiadora, escritora, produtora cultural e angelóloga (pessoa que estuda os anjos) Cristiane Framartino Bezerra, 2025 chegou com uma carga energética extremamente positiva, trazendo consigo a esperança da colheita e da transformação. Cris Bezerra acompanha todos os anos os estudiosos de energias, numerologia, astrologia, cromoterapia, cristais, anjos e orixás e está bastante otimista para este novo ano.
“Tudo no Universo se transforma o tempo todo. Observar a Natureza é uma dádiva, mas aprender com ela é ainda mais importante. Saber esperar o tempo certo da semeadura, dos cuidados indispensáveis à boa formação da plantação e depois a hora certa da colheita, alicerça maturidade e resultados benéficos ao corpo e ao espírito”, diz Cris Bezerra.
2025 traz em si o Ano Universal 9: 2+0+2+5= 9 é certo para alguns numerólogos que todas as pessoas sentirão a influência da vibração “9” em suas vidas, especialmente no que tange a uma maior propensão à
- Sabedoria (é a palavra que comanda: não cair nas armadilhas)
- Consciência (pelo autoconhecimento, maturidade espiritual)
- Conclusões (fechamento de ciclos)
- Reavaliação (o que tem se repetido e não é bom, o que preciso mudar)
- Desapego (o que não faz mais sentido: no trabalho, relacionamentos, família)
- Generosidade/gentileza (visão do coletivo: o Planeta precisa de cada um de nós, de todos, indistintamente)
De acordo com os estudos, essas influências serão mais fortes para quem tem muitos “9” no seu mapa numerológico pessoal e para os nascidos nos dias 9, 18 e 27.
Valores ligados ao “9”: Sabedoria, Amor Incondicional, Compaixão
Funções do “9”: Conclusão, Perdão, Limpeza, Purificação, Libertação, Desprendimento
Universo do “9”: Renascimento, Sustentabilidade, Natureza, Inconsciente Coletivo, Desapego, Cura, Transcendência. (Momento de se despedir de tudo que não vibramos em consonância com o nosso Chacra Cardíaco).
Este Ciclo que termina em 2025, começou em 2017. É o 9º ano de 1 Ciclo de 9 anos, depois começa outro em 2026 (Ano Universal “1”).
- Esvaziamento para receber o novo
- Ressignificar os espaços vazios
- Não espere o empurrão da vida
Lado Bom do Ano Universal “9”:
- Usufruir mais e ter menos (desapego geral)
- Aprender idiomas
- Nutrir-se de conhecimentos
- Livrar-se dos excessos (peso, outros)
- Crescimento Espiritual
- Estar na Natureza
- Sentir-se parte do Todo
Evitar:
- Segurar o passado
- Fechar o coração
- Ficar parado
- Pensar só em si mesmo
- Reclamar e maldizer
Nono Chacra
- Extracorpóreo
- Fica a 15cm acima da cabeça, do nosso Chacra Coronário
- É o Chacra coordenador do nosso Corpo Físico e Etérico
Cores do Ano: Branco e Dourado
Outras energias que atuam em 2025
Tarot: O arcano “O Eremita” (É o arquétipo do Ancião)
- Maturidade
- Sabedoria
- Conhecimento
- Iluminação
- Clareza
- Experiência
- Cautela
- Humildade
O Eremita pede: busque sua luz interior através da evolução de Consciência e seus Mentores. O Eremita lembra “O Velho do Rio” da novela “Pantanal” e a Personagem do filme: “Dersu Uzalá” (prime vídeo, Youtube)
Astrologia
Ano de Júpiter (Ano Novo Astrológico começa em 20/03/2025 às 6h02
- Maior planeta do nosso Sistema Solar
- Planeta da sorte
- Expansor, benéfico, exagerado, gigantesco
- Tudo maximizado (No BEM, o BEM crescerá… no MAL, o MAL crescerá).
- Usar os poderes da “Lei de Atração”
- Cuidado com os pensamentos negativos, eles também atuam no exagero!
- Foco no que deseja, desde que não prejudique o outro
- Alto Astral
- Júpiter é um planeta do Elemento Água, tudo flui
- Traz prosperidade
- Exige aperfeiçoamento pessoal e profissional
- Auxilia quem leva a sério sua espiritualidade
- Traz bastante movimentação
- Favorece viagens ao exterior
É preciso salientar que se mantém a influência severa de Saturno (Saturno não passa a mão na cabeça de ninguém. É justo, mas cobra ação e movimento para a conquista de objetivos – e que sejam bons.)
Arcanjo de 2025: TSADKIEL (também chamado de ZADKIEL ou SAQUIEL), também há estudos dos Anjos que dizem que 2025 estará sob a proteção de GABRIEL, o Arcanjo que anuncia as Boas Novas. Com as influências destes Anjos espera-se de 2025 muita misericórdia e bondade, que a Humanidade repense a necessidade de ainda hoje escolher a belicosidade e as guerras. JUSTIÇA, HARMONIA E PAZ trazem os Anjos.
Palavras de ordem para se manter em paz e em sintonia entre corpo, alma e coração: generosidade, misericórdia, justiça, entusiasmo e bom humor.
Orixás do ano: Xangô, Iansã e Obá
Xangô: Orixá dos Raios, Trovões, Fogo, Cargas Elétricas, Violento, Justiceiro e Ousado
É um espírito guerreiro, corajoso, dinâmico e viril, mas também é protetor. Faz sincretismo religioso com São Pedro e São Jerônimo, no catolicismo. Quem está ao seu lado não tem o que temer.
Iansã (Oyá): A Força Feminina, Orixá dos ventos, raios, tempestades, mulher de fibra, decisão e coragem. Nada nela é morno, mediano, discreto. É a Mãe do entardecer, Cor de Rosa do final de tarde.
Suas cores são: amarelo, vermelho e rosa.
Saudação: Eparrei Oyá! Faz sincretismo com Santa Bárbara e é comemorada no dia 04/12
Obá: Orixá forte, energética e temida. Das águas revoltas, borbulhantes, quentes, larvas vulcânicas. É conhecida pela sua força, equilíbrio e Justiça.
Astrologia chinesa: Ano da Serpente de Madeira (29/01/2025 a 16/02/2026)
São serpentes, os nascidos em: 1917, 1929, 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001, 2013, 2025. A Serpente de Madeira é considerada o símbolo da sabedoria. Apreciadora das coisas boas da vida, criativa, amigável, imaginativa, inteligente, aposta em bons relacionamentos pessoais para conseguir seus objetivos.
Pedra do ano: Topázio branco e Cristal de Quartzo branco
Planetariamente: Teremos ainda grandes manifestações tempestuosas da Natureza, fruto dos excessos e do desrespeito ao meio ambiente. Ainda mais agravantes as possibilidades de novas guerras, se as forças do Bem e do Amor não conseguirem êxito sobre as mentes dos poderosos do Mundo. Porém, individualmente, as perspectivas são as melhores possíveis de um tempo de mais riquezas físicas e espirituais, com a realização de sonhos e objetivos.
A grande pergunta que a angelóloga Cris Bezerra deixa no ar é: “Você sabe da sua semeadura e plantação. Tem medo do que vai colher? Ou está alegre porque sabe o que o aguarda neste ano?
“O Universo conspira sempre em favor de cada um e de todos. Porém, cada um faz suas escolhas e percorre caminhos que resultarão nas respostas às escolhas feitas. Ruins ou boas. Só depende de cada um”, orienta a historiadora.
*Principais fontes de pesquisa para esta matéria: E-book 2024: Wanice B’onàvigo, edição de Érika Uliana, Congresso de Numerologia Cabalística: de 23/12/2024, São Paulo, Cristiane Framartino Bezerra (Historiadora, Angelóloga), Rossana Bentivoglio (Terapeuta Holística).