Tribuna Ribeirão
Cultura

Perci Guzzo lança seu terceiro livro

Fotos: Divulgação

Um leitor da natureza, Per­ci Guzzo prepara lançamentos, em Ribeirão Preto e São Paulo, de seu novo livro de poesia. “Na nervura da folha”. “Este livro é um olhar das observações coti­dianas da vida, do ser humano e de sua relação com os processos e atributos da natureza pelo viés da literatura. Recomendo, a vo­cês leitores, que identifiquem os vários cenários naturais que fo­ram pintados com palavras para a composição da obra de Perci Guzzo”, diz o prefácio assinado por Cleber Ataíde, professor as­sociado de Linguística da Uni­versidade Federal de Pernambu­co (UFPE).

A seleção de 55 poemas inéditos (do período 2017- 2022) da nova obra literária de Perci Guzzo faz o recorte do contraponto “natureza protegida x natureza destru­ída”. Se a beleza e a boa ener­gia da natureza preservada sempre serviram de inspira­ção a muitos poetas, em tem­pos de profundos impactos ambientais, a poesia ganha viés político ao denunciar o descuido e a destruição do meio em que vivemos.

O título foi extraído do metapoema “Os estados de poesia”. O temas do terceiro livro de Perci Guzzo vão além da ecologia. Como em seu livro de estreia, “Mais céu” (2016), os afetos, a infância, os experimentos formais, a música e a política são temas também presentes. Valnei Andrade, o editor e designer gráfico parceiro de Perci Gu­zzo desde o primeiro livro, é o responsável pelo projeto, coordenação editorial e dire­ção criativa da obra.

Aliás, o selo fantasia “Corixo Edições” é uma iniciativa con­junta de Perci e Valnei, já que a feitura dos três livros manteve o seu caráter independente, “às próprias custas”. “Ao invés de trocar de carro, eu faço livros”, enfatiza Perci na sua decisão de investir nas suas obras autorais ao ser questionado sobre o de­safio de publicar e comerciali­zar suas produções.

O primeiro livro, “Mais céu”, também de poesia, é de 2016. O segundo livro, “Prefiro onde o verde prevalece”, coletâ­nea de artigos e crônicas sobre meio ambiente, é de 2018. E o terceiro, é este rebento, ago­ra materializado e inscrito no mundo. “É como se trilhásse­mos na crista da onda ou nos veios que estruturam a folha clorofilada”, formula Perci.

Além dos “vários cenários naturais que foram pintados com palavras”, como escre­veu o professor Cleber Ataí­de, a pedido de Perci Guzzo, Andrade concebeu um pro­jeto gráfico-editorial singelo sequenciando os poemas e a galeria de imagens de obras de arte de quatro artistas con­temporâneos convidados.

São eles Cordeiro de Sá, ilustrador e professor (inclu­sive colaborador presente nos dois livros anteriores de Per­ci Guzzo); Daniel Caballero, exímio ilustrador e agitador ambientalista residente em São Paulo, autor da obra estampa­da na capa em duas versões; Ísisson de Oliveira, desenhis­ta que se dedicou a ilustrar o conjunto de hai-kais inspira­dos nos angicos do Morro de São Bento (paisagem natural conhecida por todos em Ribei­rão Preto); e Ubirajara Júnior, reconhecido artista plástico e professor de artes que assina as ilustrações da sobrecapa.

Em Ribeirão Preto, o lança­mento será nesta quinta-feira, 20 de julho, a partir das 18 horas, na Biblioteca Sinhá Junqueira, na rua Duque de Caxias nº 547, Centro. O telefone é (16) 3323- 7171 e o site para mais informa­ções, www.bsj.org.br. “Na ner­vura da folha” tem 104 páginas no formato 14 x 21 cm. Vendas pelo telefone (16) 99179.3509, e-mail ([email protected]) e Instagram/perciguzzo, ou eis. [email protected].

Postagens relacionadas

Sem conseguir vender ativos, Saraiva corre risco de falência

Redação 1

Artistas podem se cadastrar para a 23ª Feira Internacional do Livro

William Teodoro

Sexta tem show de chorinho

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com