Após a eliminação precoce nas quartas de final da Copa América para o Uruguai, o Brasil volta a campo em um novo momento para dar sequência às Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Com Dorival Júnior no comando, a equipe tenta começar a virar o jogo na competição nesta sexta-feira, às 22h, no Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Embora já tenha participado de amistosos e da disputa da Copa América, Dorival fará seu primeiro jogo com o selecionado na competição de pontos corridos que dá vaga ao próximo Mundial. Depois de seis rodadas, a equipe brasileira soma apenas sete pontos e ocupa a sexta colocação, oito pontos atrás da líder Argentina.
Nos últimos cinco jogos, o Brasil venceu apenas o Paraguai, por 4 a 1, e empatou os outros quatro duelos – o último com derrota nos pênaltis para o Uruguai. Pelas Eliminatórias, o retrospecto é de derrotas consecutivas para Argentina e Colômbia, em novembro do ano passado.
Do outro lado, os equatorianos ocupam a quinta colocação, com oito pontos somados. Na última Data Fifa para as Eliminatórias, a equipe bateu o Chile e empatou com a Venezuela. Já nos cinco jogos mais recentes, duas vitórias, um empate (com revés nos pênaltis para a Argentina, nas quartas de final da Copa América) e duas derrotas.
Desfalques e ribeirão-pretano convocado
A bruxa está solta na seleção. Entre os convocados no último dia 23 de agosto, quatro tiveram de ser cortados por lesão. Inicialmente, os nomes foram o lateral-direito Yan Couto (substituído por William, do Cruzeiro), o ponta Savinho (trocado por Lucas, do São Paulo) e o centroavante Pedro (deu lugar ao ribeirão-pretano João Pedro, do Brighton-ING).
Para piorar a situação, na tarde de sexta-feira, véspera do jogo, o zagueiro Éder Militão, com uma lesão muscular na coxa, também passou a ser baixa para esta Data Fifa. Os substitutos devem iniciar a partida no banco de reservas, assim o volante João Gomes, titular nos jogos anteriores.
Assim, um provável 11 inicial tem: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Júnior e Endrick.