Valdir Avelino *
[email protected]
A cultura e o esporte são duas áreas ainda muito órfãs em Ribeirão Preto e no Brasil, mas tenho orgulho muito grande de, à frente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, junto com a nossa diretoria, lutar muito por elas. É preciso observarmos que cultura e esporte são vetores cada vez mais estratégicos do desenvolvimento de qualquer cidade e essa é uma realidade que desafia o futuro governo de Ribeirão Preto.
Afinal, ambas são importante meio de obtenção do conhecimento e mantém estreita relação com a educação municipal. Até por conta disso, o município, por ser o principal ator no apoio à valorização da cultura e esporte local, deveria sempre estruturar as políticas públicas para essas áreas. E não há política pública para a cultura e o esporte sem o fortalecimento e a valorização do serviço e dos servidores públicos.
Entretanto, um relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou as desigualdades de acesso à cultura em todo o país. Isso ocorre pois, na prática, os governos parecem desconsiderar que é dever constitucional do Estado garantir o acesso à cultura, por meio de políticas públicas que assegurem aos cidadãos participarem e usufruírem das fontes da cultura nacional, de seus bens e serviços. Este direito refere-se também ao acesso à política pública cultural.
É justamente por isso que eu apelo, para que todos aqueles que se envolvam com as eleições municipais deste ano, coloquem a cultura e também o esporte na sua estratégia de cidadania, respeitando a pluralidade e a diversidade brasileiras presente em nosso município. Ambas precisam ser políticas públicas da cidade, pois são parte essencial da cidadania. E cidadania se constrói com política cultural e esportiva, com a democratização do saber, com protagonismo e capacidade transformadora que só o serviço público municipal pode fomentar.
Muitas iniciativas podem e devem ser desenvolvidas em nossa cidade visando fomentar a cultura e o esporte e, por tabela, favorecer a própria economia criativa. Entre elas estão a criação de espaços culturais e esportivos, a promoção de eventos culturais e ligados ao esporte, além da valorização do patrimônio histórico e cultural de Ribeirão Preto. O envolvimento da comunidade e a participação do serviço público nesse processo é fundamental para fazer com que a criatividade se transforme em uma ferramenta para o empoderamento social.
Defendo a valorização das duas áreas, com a ampliação das atividades culturais e esportivas em nossa cidade, através de políticas públicas consistentes e fortalecimento do serviço público, pois esse crescimento imprescindível irá contribuir para o desenvolvimento econômico, promovendo a geração de empregos diretos e indiretos, estimulando o turismo cultural, impulsionando a criatividade e a cidadania do nosso povo.
* Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis