O secretário de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão e o presidente da ONG Arco-Íris, Fábio de Jesus da Silva, irão receber nesta sexta-feira, dia 15, o Prêmio de Direitos Humanos LGBT Josean Rodrigues. A solenidade de premiação acontecerá em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Pedro Leão receberá na categoria Gestor Cultural e Fábio de Jesus como Militante LGBT.
As homenagens acontecem durante as atividades da 25ª Semana da Diversidade Sexual, que acontece até o próximo domingo, dia 17.
“Fui pego de surpresa pelo Wilson Dantas”, afirma Pedro Leão. Wilson Dantas faz parte da coordenação do Fórum LGBT Potiguar, organizadora do evento. Juntos, eles já realizaram ações de políticas públicas e direitos humanos para visibilidade dessa população na sociedade.
Para Pedro essa premiação é resultado do trabalho de toda uma equipe, sociedade, prefeitura, autarquias, artistas que não têm voz, todos eles receberão o prêmio comigo. ”Eu não sou um só”, enfatiza emocionado.
Para o outro premiado, Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris e da Rede Gay Brasil esse reconhecimento representa a luta contra toda forma de preconceito, especialmente os que atingem a população LGBTQIAPN+, como a homofobia, racismo e transfobia. Segundo ele, o Brasil é o país mais mata LGBTS no mundo e a luta está só começando.