No mês do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto, a Fundação Dom Pedro II abraçou duas campanhas de conscientização importantes. Para chamar a atenção das pessoas que circulam pelo Centro Histórico da cidade, a fachada do Theatro Pedro II irá receber iluminações diferentes em uma iniciativa de sua mantenedora.
“As campanhas são formas de divulgar a importância para os temas em questão. Prevenir acidentes por queimaduras e doar sangue podem salvar vidas. O Theatro Pedro II está engajado nessas ações, apoiando e divulgando”, afirma Nicanor Lopes, presidente da Fundação Dom Pedro II.
Até este domingo, 9 de junho, a iluminação será laranja, alusiva à Campanha Junho Laranja, que tem objetivo de divulgar medidas preventivas necessárias para evitar acidentes envolvendo queimaduras. A ação faz parte da campanha realizada pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – Unidade de Emergência, referência no atendimento deste tipo de acidentes no estado.
De acordo com informações do Hospital das Clínicas, as queimaduras são feridas traumáticas e caracterizam uma das condições mais devastadoras no atendimento à saúde. Além de afetarem adultos e crianças, costumam causar dores, longos períodos de internação, diversas sequelas para a vítima e, em casos graves, até a morte.
São acidentes que podem ser prevenidos, uma vez que a maior parte acontece dentro de casa. No Brasil, por ano, cerca de um milhão de pessoas são vítimas desse tipo de acidentes. A partir de segunda-feira (10) o tema e a cor do Pedro II serão outros.
Até dia 18, a cor da iluminação será a vermelha, alusiva à Campanha de Junho Vermelho, em homenagem ao Dia do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e à importância da doação de sangue. A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo, e a importância da doação precisa ser divulgada para a população. Não existe nada que substitua o sangue, por isso, é importante ser doador e doar sangue.
Com este tipo de ação, é possível promover a conscientização e a ação voluntária diante de desastres naturais, pacientes com doenças no sangue e que precisam de transfusões, como os portadores de leucemia e talassemia, entre outras situações onde o “sangue” é necessário.
A realização da iluminação vermelha, foi um pedido das Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta). A rede Hemocentro RP coleta cerca de 97 mil bolsas de sangue por ano. Porém, para manter o estoque em níveis ideais são necessárias ao menos 130 mil bolsas por ano.
Por isso, é muito importante constantes campanhas para que mais pessoas possam ser tornar doadores. O Hemocentro atende 40 municípios da região. O doador deve ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde e procurar o Posto de Coleta na rua Quintino Bocaiúva nº 470, perto da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30.
Outra alternativa é a sede do Hemocentro, no campus da Universidade de São Paulo (USP), perto do Hospital das Clínicas, que funciona das sete às 13 horas. Abre no domingo, das sete horas às 12h30. Mais informações no 0800 979 6049 ou no site www.hemocentro.fmrp.usp.br.
Ribeirão Preto, 168 anos – Para fechar o mês, entre os dias 19 a 30 de junho, para comemorar os 168 anos de Ribeirão Preto, a fachada do Theatro Pedro II receberá a iluminação branca e azul, alusivas as cores da bandeira do município.
“A história de Ribeirão Preto se mistura com as atividades do Theatro Pedro II. Essa é a forma mais bonita e popular, que nós da Fundação Dom Pedro II encontramos para homenagear nossa querida Ribeirão Preto”, conclui o presidente da fundação, Nicanor Lopes.